Vai demandar de ampliação de armazenagem, vê executivo da Tópico.
Previsão é que o segmento importe mais de nove milhões de toneladas do insumo pelo porto, no Paraná, até o final de 2023. Galpões lonados aparecem como soluções práticas e rápidas para ampliar área de estocagem
Os próximos meses no porto de Paranaguá, no Paraná, deverão ser de movimento intenso com relação à importação de fertilizantes. Se apenas nos primeiros cinco meses do ano, o volume do produto atingiu mais de 3,92 milhões de toneladas, provenientes de Rússia (20,4%), China (19,7%) e Estados Unidos (8,8%), o setor aguarda que o terceiro trimestre continue aquecido.
E essa também é a expectativa do Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas no Estado do Paraná (Sindiadubos), já que é esperado o desembarque de nove milhões de toneladas de fertilizantes na região portuária — uma das principais entradas do produto no Brasil. Diante do cenário, outros segmentos, como o de logística e armazenagem, já estão sentindo o impacto positivo com a alta demanda.
A Tópico, líder no mercado nacional de galpões de lona e zinco há mais de 40 anos, conta com grandes projetos para o setor, tanto no Porto de Antonina quanto no de Paranaguá. Neste, por exemplo, a companhia conta com mais de 20 mil metros quadrados de área instalada para o armazenamento do insumo.
—O agronegócio está em plena expansão em todo o país, então contar com previsibilidade para armazenar o fertilizante a ser comercializado faz toda a diferença no negócio. A montagem de um galpão lonado pode ser realizada em qualquer tipo de solo e a duração do processo é de, no máximo, 30 dias —prazo infinitamente inferior à construção de uma estrutura de alvenaria— comenta o Executivo Comercial da Tópico, Mario Ito.
E ainda complementa —Costumo dizer que não basta apenas locar e montar um galpão. É preciso realizar uma consultoria completa para acomodar com total segurança a carga do cliente e é o que realizamos. Após tantos anos atuando na área, observamos que o mercado está atento às últimas mudanças e começando os preparos logísticos para a próxima safra — o que inclui as expansões de áreas de armazenagens —ressalta.
Vale destacar que, desde 2003, a Tópico é pioneira em locações de estruturas lonadas para fertilizantes e está presente nos maiores players nacionais do segmento.