E relembra conquistas em exposição. No Dia do Hospital, celebrado 2 de julho, mostra na unidade da Vila Mariana, em São Paulo, relembra marcos importantes da instituição.
Cerca de mil cirurgias e mais de 400 partos são realizados por mês no Hospital e Maternidade Sepaco, que possui unidades na cidade de São Paulo, na Vila Mariana, e no município de Mogi das Cruzes. Em 2023, o Hospital chega à marca de R$115, 5 milhões investidos, nos últimos cinco anos, em expansões de serviços – incluindo a inauguração de nova unidade de internação na maternidade, na capital paulista, e a criação de uma clínica voltada à terapia ABA multidisciplinar para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Alto Tietê.
Além de manter excelência já reconhecida por meio de chancelas como o World’s Best Hospitals (Melhores Hospitais do Mundo) da revista Newsweek, nas linhas de cuidado materno-infantil, com destaque para UTI Pediátrica Cardiológica, o Hospital Sepaco investe em outras áreas. A aposta é em crescimento sustentável, com parcerias estratégicas e desenvolvimento das equipes.
— O Sepaco vem sedimentando sua referência nas principais especialidades médicas. Na linha materno-infantil, estruturou serviço de medicina fetal e de cardiologia cirúrgica pediátrica, com UTI específica, oferecendo aos recém-nascidos, diagnosticados ainda intraútero, e às crianças cardiopatas, a possibilidade de intervenções cirúrgicas de altíssima complexidade. Nas demais especialidades médicas voltadas a adultos e à pediatria, os investimentos em tecnologia médica, segurança e eficiência na infraestrutura, instalações revitalizadas e equipe constantemente treinada, atrai o reconhecimento de pacientes, profissionais e parceiros no mercado— destaca o superintendente econômico-financeiro do Sepaco, Mauro Valezin.
História do hospital em museu — Recentemente, o hospital, fundado em 1979, inaugurou um museu em suas instalações na unidade da Vila Mariana, que abriga um acervo de peças históricas que retratam a trajetória da instituição e reforçam a sua missão.
O acervo do museu conta com peças exclusivas, fotografias e documentos históricos que demonstram o compromisso do Sepaco com a preservação da história da medicina e da saúde no Brasil.
A exposição conta com itens que simbolizam marcos da sua linha do tempo, entre eles, o período em que sediou o Núcleo Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar, e o parto de quíntuplos ocorrido em 2015, nacionalmente conhecido.
O Hospital e Maternidade Sepaco até hoje é reconhecido como o pioneiro no controle de infecção hospitalar no país e dispõe de mais de 250 leitos entre enfermarias, apartamentos e UTIs Adulto, Neonatal, Pediátrica e Pediátrica Cardiológica.