Bebida rápida, gelada e via drone! Zé Delivery realiza novos testes para inovar na entrega de bebidas. Nova etapa do projeto vai testar novo modal de transporte de delivery para levar mais experiências aos consumidores.
É na cidade maravilhosa que o Zé Delivery prova, mais uma vez, que quando o assunto é bebida gelada, rápido e no precinho, a plataforma entrega tudo. Mas dessa vez, de uma maneira diferente: pelos ares. O maior aplicativo de bebidas do país dá início a uma nova etapa de testes de entrega de bebidas via drone. O objetivo é estudar um novo modal de transporte de delivery, inovando na forma de levar novas experiências para os consumidores.
A novidade tem o apoio do Sandbox.Rio, iniciativa de inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Rio de Janeiro, e foi apresentada no dia 04 de julho (terça-feira), em uma simulação de entrega durante evento que aconteceu no Palácio da Cidade.
O evento marca o início dos testes em terras cariocas. A rota inicial será com os produtos saindo do Centro de Distribuição da Ambev em Jacarepaguá, sobrevoando o Rio Estiva e atravessando a Lagoa da Tijuca, onde o drone pousará em um “DronePort” nas proximidades do Freeway Center. De lá, um entregador parceiro do Zé Delivery será responsável por completar a última rota da entrega até o consumidor.
Ao todo, o trajeto de 5 km é realizado em 15 minutos. O drone de modelo DLV-2 tem capacidade para transportar até 25kg de produtos.
— Estamos muito animados com essa nova etapa de testes. O projeto Sand.Box Rio é uma ótima iniciativa para impulsionar projetos de inovação e esse apoio com certeza vai nos ajudar a desenvolver a tecnologia do drone da melhor forma. O propósito do Zé é entregar a melhor experiência para os nossos consumidores, seja por terra ou, como agora, pelo ar— afirma Fernando Mazzarolo, vice-presidente do Zé Delivery.
A expectativa é que no futuro as entregas ganhem novas rotas, como a orla de uma das praias cariocas, e a marca ganhe eficiência nas entregas com drone, principalmente em locais de difícil entrega rápida. A iniciativa busca ampliar o diálogo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para aprimorar o uso do espaço aéreo não tripulado e viabilizar novas rotas de voos.
Além disso, o modal ajuda na diminuição das emissões de CO2, tornando a operação mais sustentável.
Primeiros Testes — Os novos testes são continuação do projeto criado em 2021, uma parceria entre a Ambev e a startup Speedbird Aero, para estudar o delivery de bebidas da empresa por drones. A empresa realizou o primeiro voo de teste na cidade de Jaguariúna, no interior de São Paulo, onde fica uma das suas fábricas.