Companhia conquistou a concessão para implantação e operação de 1.006 quilômetros de linhas de transmissão que percorrem os estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo.
A Engie (EGIE3) foi uma das vencedoras do leilão de concessão de linhas de transmissão promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira, 30 de junho, na sede da B3, em São Paulo. O lote 5, entre os maiores do certame, foi arrematado com uma Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 249,3 milhões. O contrato abrange a engenharia, construção, operação e manutenção de 1.006 quilômetros de linhas de transmissão de energia elétrica nos Estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, atendendo a demanda de escoamento da energia gerada por fontes renováveis na Região Nordeste para a região Sudeste.
—Essa vitória está alinhada à atuação da Engie como uma plataforma de investimentos em infraestrutura de energia, fortalecendo nossa estratégia de gestão balanceada e diversificação de portfólio de ativos. A necessidade de acelerar essa agenda com responsabilidade, faz com que ano após ano estejamos mais competitivos nos leilões. Foi um processo cuidadoso para garantir boas condições comerciais, assegurar capacidade de entrega dos projetos com qualidade e segurança, e agir com diligência em relação ao prazo e à geração de resultado financeiro— comenta Eduardo Sattamini, diretor-presidente e de relações com investidores da Engie Brasil Energia.
—O investimento em linhas de transmissão é estratégico para o Grupo Engie no Brasil e está alinhado ao propósito global da empresa de liderar a transição energética. O setor contribui diretamente para a descarbonização da economia ao permitir um melhor escoamento da energia renovável, ligando polos de geração aos centros de consumo. O resultado do leilão torna essa linha de negócio ainda mais relevante para a Engie no nosso país— destaca Maurício Bähr, presidente do Conselho de administração da Engie Brasil Energia.