estreante_tonka

29/06/2023

Estreante Tonka vence Classe C30 na 2ª Etapa do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica

Com nova tripulação, barco do Litoral Norte obteve mais duas vitórias nas três regatas deste fim de semana (24 e 25 de junho) pela Copa Mitsubishi; Caiçara e Kaikias EMS completaram o pódio.

O Tonka dominou as raias do Canal de São Sebastião com expressivas cinco vitórias em sete regatas da Classe C30 nos dois últimos finais de semana pela 2ª Etapa da 23ª Copa Mitsubishi de Vela Oceânica, o chamado Warm Up do Circuito Ilhabela para a Semana de Vela (23 a 30 de julho). Com mais uma vitória no dua 24 de junho (sábado ) e outra no dia 25 (domingo), o Tonka somou sete pontos perdidos, contra 12 do Caiçara e 14 do Kaikias EMS, considerando-se um descarte.

A primeira regata de domingo, com vento sudoeste de 14 nós (25 km/h), teve o Kaikias EMS como primeiro colocado. O Caiçara, vencedor da 1ª Etapa à frente do Bravo, em março, também conquistou uma vitória nesta etapa. O Tonka, de Demian Pons, atual tricampeão do Circuito Ilhabela como Caballo Loco até 2022, manteve a tradição de vitórias na competitiva Classe C30.

—Foi um ótimo campeonato, com regatas muito disputadas. A tripulação ainda está se entrosando, mas velejou muito bem e acertou tanto na tática quanto nas manobras. Os resultados nos deixam ainda mais animados para a Semana de Vela— enalteceu Demian, o comandante do Tonka, que também defenderá o título da Semana de Vela na C30.

A exemplo do Tonka, a tripulação do Kaikias EMS também estreou na Copa Mitsubishi nesta 2ª Etapa. —O desempenho do barco foi muito bom, considerando-se que é a nossa primeira etapa e que ainda estamos acertando os ponteiros para nos ajustarmos à classe. No domingo fomos bastante competitivos, o que nos deixa empolgados. Na Semana de Vela, com mais barcos na raia, teremos de ficar ainda mais atentos à estratégia porque a C30 é uma classe muito exigente— afirmou Fábio Aurichio, que divide o comando do Kaikias EMS com Daniel Hilsdorf.

As demais classes tiveram os seguintes vencedores na etapa que reuniu 32 barcos no Yacht Club Ilhabela (YCI): Phoenix (ORC), Lucky Alforria (ORC 600), Ginga (HPE 25), Kameha Meha (RGS) e Comanda (RGS C). A terceira e penúltima etapa do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica de 2023 será aberta em 23 de setembro. | Ary Pereira