Com certificado de balanço de massa do ISCC PLUS. Empresa acelera a redução da pegada de carbono dos polímeros Udel® PSU e Radel® PPSU com matéria-prima circular certificada. As resinas Udel® PSU são utilizadas em produtos para tratamento de água, saúde e bioprocessamento, incluindo componentes para filtração por membrana e diálise renal. Os compostos Radel® PPSU da Solvay são amplamente utilizados em aplicações médicas, alimentícias e hidráulicas, muitas vezes substituindo metais para economizar peso e eliminar a corrosão.
O Grupo Solvay, líder global no mercado de materiais especiais, obteve o credenciamento independente da cadeia de custódia de balanço de massa (MB) da Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC-Plus) para sua produção de polissulfona (PSU) e polifenilsulfona (PPSU) em Marietta, Ohio, nos Estados Unidos.
Os produtos certificados – Udel® PSU ReCycle MB e Radel® PPSU ReCycle MB – são os primeiros materiais de sulfona compatíveis com balanço de massa ISCC-PLUS no mercado e já estão disponíveis comercialmente em todo o mundo.
— Esta é uma grande conquista à medida que nos esforçamos para acelerar a transição de nossa indústria para uma economia mais circular por meio da substituição de recursos fósseis por alternativas de origem sustentável e responsável— diz Bianca Shemper, gerente de Fornecimento Sustentável da unidade global de negócios Solvay Materials.
— Estamos alinhados com o programa Solvay One Planet para mitigar o impacto ambiental de nossas operações e reduzir nossas emissões de Escopos 1, 2 e 3, ao mesmo tempo em que fornecemos produtos que permitem aos nossos clientes também contribuir para uma economia circular e atender às exigentes metas de sustentabilidade e de descarbonização, minimizando suas emissões do Escopo 3— completa.
O portfólio de sulfonas da Solvay certificadas em balanço de massa é baseado em monômeros produzidos nas instalações da empresa em Augusta, Geórgia (EUA), que já receberam acreditação ISCC PLUS em 2022.
A disponibilidade global de polímeros circulares de sulfona certificados será apoiada por um grande programa de investimentos em Marietta para expandir a capacidade geral da Solvay em PSU em 25% até 2024.
Para fabricar esse novo portfólio de produtos certificados, a Solvay mede, rastreia e aloca as quantidades de recursos derivados de fósseis substituídos por matérias-primas circulares certificadas usando a abordagem Mass Balance. Isso se traduz em uma potencial redução da pegada de carbono dos produtos certificados em comparação com os graus tradicionais baseados em fósseis.
Devido à sua inércia biológica, os compostos Radel® PPSU da Solvay são amplamente utilizados em aplicações médicas, alimentícias e hidráulicas, muitas vezes substituindo metais para reduzir peso e eliminar a corrosão.
As resinas Udel® PSU são particularmente caracterizadas por baixos níveis de extraíveis e solúveis, o que as tornou uma escolha de material preferencial no tratamento de água, saúde e bioprocessamento, incluindo componentes para filtração por membrana e diálise renal.
—A comercialização de nossos graus de sulfona com balanceamento de massa é apenas mais um passo à medida que continuamos a ser pioneiros e inovadores no mercado de materiais de alto desempenho com fornecimento e produção responsáveis — afirma Claire Guerrero, gerente global de Marketing de Sustentabilidade da Solvay Materials.
—Polímeros circulares certificados adicionais a serem introduzidos em breve incluirão graus de sulfeto de polifenileno Ryton® e poliftalamida Amodel® — acrescenta Claire Guerrero.
Radel® e Udel®, Amodel® e Ryton® são marcas registradas da Solvay.
. Os novos polímeros da Solvay são produzidos com materiais renováveis e/ou reciclados usando a abordagem de contabilidade de Balanço de Massa (MB). O conceito de balanço de massa de acordo com os princípios ISCC PLUS tornou-se um padrão da indústria globalmente reconhecido que fornece um conjunto definido de regras para rastrear e quantificar a participação de sustentabilidade de matéria-prima circular e renovável em materiais e produtos finais.
Como resultado, os usuários de materiais certificados podem reivindicar uma pegada de carbono reduzida para suas formulações com base no cálculo de avaliação do ciclo de vida dos produtos Solvay, e os proprietários de marcas podem documentar a sustentabilidade aprimorada para os consumidores.
. No âmbito do Greenhouse Gas Protocol (GHGP), o Escopo 1 refere-se às emissões diretas dos processos de produção internos, o Escopo 2 às emissões indiretas da energia comprada e o Escopo 3 a todas as outras emissões ligadas aos fornecedores de matérias-primas e insumos e às que ocorrem depois da fabricação, como materiais, embalagem e transporte.
. As avaliações da pegada de carbono dos produtos são realizadas pela Solvay, seguindo os padrões internacionais de análise em vigor.