É o primeiro navio porta-contêineres do mundo com este combustível. A utilização do metanol verde como combustível é um passo significativo rumo à redução das emissões de carbono na indústria naval.
A A.P. Moller – Maersk garantiu o metanol verde para o primeiro navio porta-contêineres movido a metanol do mundo. A Maersk fechou um acordo com a produtora holandesa OCI Global para o fornecimento de bio-metanol verde para a viagem inaugural.
Essa viagem de mais de 21.500 km, da Coreia do Sul à Dinamarca, permitirá que a tripulação da Maersk adquira experiência operacional real no manuseio dos novos motores e no uso de metanol como combustível.— Isso ocorre enquanto a empresa se prepara para receber uma frota de navios oceânicos movidos a metanol a partir de 2024.
Com uma velocidade de 17,4 nós, o navio movido a metanol verde demonstrará sua eficiência e desempenho durante essa jornada histórica.
A A.P. Moller – Maersk tem como meta transportar no mínimo 25% da carga oceânica utilizando combustíveis verdes até 2030. Esse navio porta-contêineres movido a metanol, com capacidade de 2.100 TEUs, é um marco importante para a empresa em direção à renovação gradual de toda a frota, visando operar exclusivamente com combustíveis verdes.
Essa inovação foi resultado de uma parceria entre a MAN Energy Solutions, a Hyundai Engine and Machinery, a Hyundai Mipo e a Maersk. Juntas, essas empresas desenvolveram a configuração de propulsão movida a metanol para a embarcação. O motor principal foi fornecido pela Hyundai Engine and Machinery, enquanto o motor auxiliar foi fornecido pela Himsen.
No total, são seis navios adquiridos da Hyunday Heave Industries que devem ser entregues até 2025, e fazem parte da meta da empresa de zerar suas emissões de carbono até 2040. Os veículos transitarão pelos mares sob a bandeira da Dinamarca e juntos devem reduzir 800 mil toneladas de emissões de CO2 (dióxido de carbono) anualmente.
A utilização do metanol verde como combustível é um passo significativo rumo à redução das emissões de carbono na indústria naval. O metanol verde é produzido a partir de fontes renováveis, como biomassa ou energia eólica, o que o torna uma alternativa mais sustentável em comparação aos combustíveis fósseis tradicionais.