No Polo Industrial de Manaus.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, acompanhado do superintendente adjunto Executivo, Frederico Aguiar, e de equipe técnica da Autarquia, visitou na manhã desta segunda-feira (12) as duas unidades produtivas da Semp TCL localizadas no Polo Industrial de Manaus (PIM) e direcionadas, respectivamente, à fabricação de televisores e de condicionadores de ar. Foi a primeira visita oficial da nova gestão da Suframa a fábricas do Distrito Industrial de Manaus e novas agendas semelhantes deverão ser desempenhadas ao longo das próximas semanas, como forma de fortalecer interações com a comunidade empresarial e promover articulações visando ao fortalecimento do ambiente de negócios da região.
Durante as visitas, o superintendente e a equipe técnica da Autarquia percorreram linhas de produção das duas unidades da Semp TCL, discutindo com representantes da empresa detalhes dos processo produtivos e podendo observar, na prática, os trabalhadores empregando equipamentos e tecnologias de última geração em suas atividades.
A fábrica de aparelhos de ar condicionado foi inaugurada em maio do ano passado, no Distribution Park Manaus 3, zona Oeste da capital amazonense, com a expectativa de produzir anualmente 500 mil condicionadores nos modelos Split Wall de 9000 BTUs até 32000 BTUs. Já a tradicional fábrica de televisores da empresa — implantada em 1973 — está instalada na rua Içá, no Distrito Industrial de Manaus, e desde 2016 opera em parceria com a marca chinesa TCL. Juntas, as duas unidades geram aproximadamente dois mil empregos indiretos.
Os dirigentes da empresa também aproveitaram a visita para apresentar à Suframa desafios para expansão das atividades da Semp TCL no PIM, com destaque, em especial, para aspectos relacionados a suprimento de materiais nas fábricas e Processos Produtivos Básicos (PPBs); ajustes a marcos regulatórios e a novos critérios de medição e classificação energética implementados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); consolidação de estratégias para exportação de produtos; e ampliação da participação no mercado.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, que por coincidência iniciou sua trajetória profissional atuando no grupo Semp (à época Semp Toshiba), disse que as visitas foram muito produtivas e serviram principalmente para ampliar conhecimentos sobre a realidade produtiva de uma das mais tradicionais fabricantes do PIM e uma das maiores empresas de tecnologia do país. —Ficou claro, pelos números de empregos e investimentos apresentados, que é uma empresa que está aqui porque tem compromisso e acredita no potencial da nossa região. Ficamos muito satisfeitos de conhecer esses qualificados complexos industriais e podem ter certeza que a Suframa seguirá trabalhando intensamente para que a Semp TCL, bem como as demais empresas e fabricantes do PIM, possam ter melhores condições de competitividade para consolidar suas estratégias e ampliar investimentos e a geração de empregos na nossa região— afirmou Saraiva. | Diego Queiroz.