Leonardo Oliani, diretor executivo da Astéria e Carolina Capucini, analista de marketing pleno da Sherwin-Williams
Além de controle desde o primeiro contato até a entrega do produto, empresa busca entregar a melhor experiência ao cliente através da plataforma desenvolvida.
Empresa especialista do ramo de produtos para construção com foco na produção, distribuição e venda de tintas, além de coberturas e materiais para pinturas, a Sherwin-Williams possui sede no Brasil há quase 90 anos. Desde a sua fundação, a organização busca ser um modelo na experiência do cliente, com a plataforma “A Sua Cor” a companhia reforçou sua posição passando a oferecer projetos de design personalizados aos seus compradores.
A partir do uso da tecnologia, o projeto “A Sua Cor”, desenvolvido pela Astéria, iniciou-se com o recebimento da demanda para entender as dores e necessidades da Sherwin-Williams. Nesse processo foi necessário identificar os desafios e oportunidades, compreender as particularidades do negócio e as expectativas, além de avaliar as melhores soluções técnicas.
Com o progresso da ferramenta, o time de designers passou a controlar a criação dos projetos, que vão desde a coleta do briefing pelo vendedor até a entrega e o registro final da venda. Nela estão contidas todas as informações, como as cores de tintas mais vendidas e demais produtos da companhia, além de oferecer um amplo controle para a Sherwin-Williams através de workflows, métricas e dashboard.
Para Érika Menezes, coordenadora de Serviços Técnicos na Sherwin Williams, todo o processo, desde o primeiro contato até a última etapa do ciclo de venda, era realizado manualmente e demorava muito para acontecer. —Antes da ferramenta, existia uma grande dificuldade para coletar todas as informações do cliente, através do vendedor, para seleção de cores. Arquivos e e-mails eram necessários, o que levava muito tempo para a concretização da compra e posterior análise das informações para avaliar os resultados — esclarece.
Através da plataforma, o vendedor preenche as informações do cliente, direcionando para os designers as preferências e escolhas, otimizando tempo e aumentando a satisfação durante a compra.
De acordo com Leonardo Oliani, diretor executivo da Astéria, a oferta do serviço é uma estratégia importante para atrair mais compradores e fidelizar clientes. —Quando a Sherwin-Williams oferece um projeto de simulação de cores exclusivo e totalmente gratuito, a relação de empatia é automática e natural, aumentando consideravelmente as chances de se obter sucesso nas vendas. Por isso, há tanto interesse dos lojistas e representantes para treinar seus vendedores sobre a ferramenta, e garantir a adesão do projeto pelos clientes— explica.
Outros projetos — Ao longo do trabalho, visando a oportunidade de ampliar a experiência dos próprios colaboradores da Sherwin-Williams, outras atividades foram desenvolvidas, como: .Um novo sistema para controle de verbas cooperadas;
. Criação de um sistema para controle de bonificações;
. Implantação de dois módulos do TradeSuite (sistema de Capacitação e sistema de Acordos Comerciais).
Com cerca de seis anos, desde o início da parceria com a Astéria, Leonardo garante que as ferramentas que vêm sendo desenvolvidas são um grande avanço para o crescimento organizacional da empresa. —O grande destaque dos projetos são as diversas ferramentas criadas a partir da necessidade que a Sherwin-Williams nos apresentou em determinados momentos. Se antes era necessário fazer muita coisa de forma manual, hoje é possível enriquecer a experiência do consumidor com auxílio de ferramentas que otimizam os processos— finaliza.