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23/06/2023

Paving Expo tem 57,3% a mais de visitantes em 2023

Evento recebeu 19,2 mil visitantes e apresentou 180 marcas ligadas à infraestrutura rodoviária e viária. Em 2024, feira e congressos devem acontecer em outubro.

A Paving Expo confirmou-se como principal evento na área de infraestrutura rodoviária e viária do Brasil, recebendo 19,2 mil visitantes entre 24 e 26 de abril em São Paulo. O crescimento de público foi de 57,3% em relação à edição de 2022, acima da estimativa de 30% da organização da feira e congresso. “Mais uma vez as expectativas foram superadas e estamos acompanhando o ritmo do setor, alavancando mais negócios e parcerias”, explica Guilherme Ramos, diretor da STO Feiras.

Segundo ele, a feira possibilitou conexões importante para visitantes e expositores e o congresso manteve o alto nível de conteúdo que é tradicional desde as primeiras edições. Com o fim da pandemia de Covid-19, a Paving Expo aconteceu pela segunda vez presencialmente, com 83% dos visitantes oriundos do Brasil, em sua maioria do estado de São Paulo. Entre os participantes internacionais, o destaque vai para a América do Sul, mostrando uma tendência de evento com forte apelo regional.

—O timing da Paving Expo perfeito. Os dados mostrados no congresso durante a feira indicam que o Tribunal de Contas da União (TCU) analisa R$ 51 bilhões para investimento em capital, além de outros R$ 45 bilhões ainda a serem encaminhados para o órgão analisar. Há recursos para infraestrutura—completa. Ramos também destaca os números do governo estadual paulista que sinaliza potencial de R$ 180 bilhões para parcerias em infraestrutura nos próximos anos da gestão Tarcísio de Freitas.

Outro número citado durante a Paving são os 9 mil quilômetros de estradas em fase de estruturação, somando rodovias federais e estaduais, além de outros 17 projetos federais liberados ou com consulta pública já efetuada.

Marco Aurélio Barcellos, diretor- presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), acrescentou mais dados que confirmam o momento ascendente da infraestrutura rodoviária. De acordo com ele, os investimentos em concessão de rodovias somaram R$ 9,5 bilhões em 2022, um aumento de 38% em relação ao ano anterior. Barcelos apontou que há previsão de quase duplicar o número de concessões de estradas, passando dos atuais 17 mil quilômetros para mais de 30 mil km concedidos nos próximos anos.

Tecnologicamente, a Paving Expo funcionou como base de lançamento de vários desafios. Foi o caso da Petrobras que apresentou tecnologias para busca do net zero carbono na pavimentação até 2045. O apelo de sustentabilidade e de casos reais de aplicação também marcou encontros como o realizado pela Votorantim, com presença de concessionárias de rodovias.

A pauta de ESG, sigla para responsabilidade social, ambiental e governança, também entrou definitivamente no segmento. Entre os assuntos-chave a reciclagem de pavimentos asfálticos, inclusive com uso de espuma, apareceu em várias discussões. Uma das novidades é o controle de ruídos e vibrações em obras de infraestrutura. Já a tecnologia teve várias frentes na Paving: do uso de BIM nos projetos e construção de rodovias à aplicação de 3D para controle de pavimentação.

Com 180 marcas expositoras — 30 a mais que 2022 — a Paving Expo de 2023 sinaliza para uma edição ainda maior no ano que vem.

— Nosso plano é realizar o evento em outubro, o que seria uma resposta ao crescimento do mercado de equipamentos. Como há muitos eventos no primeiro semestre, principalmente os voltados ao agronegócio, a mudança facilitaria a logística para que os fabricantes de equipamentos possam expor mais máquinas — explica Guilherme Ramos.