Para a lendária 50ª Semana de Vela de Ilhabela. A 2ª Etapa da Copa Mitsubishi de Vela Oceânica terá novos barcos na raia a partir de 17 de junho, com sede no Yacht Club Ilhabela (YCI).
A competitiva Classe C30 virá reforçada para a 2ª Etapa da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, o chamado Warm Up para a histórica 50ª edição da Semana de Vela de Ilhabela. Em meio às celebrações do jubileu de ouro da competição mais atrativa do continente, está o centenário do Atrevida, referência de veleiro no País, construído em Bristol (EUA) em 1923, como Wildfire. Atualmente com sede em Ilhabela, o imponente barco de 95 pés já está inscrito na Semana de Vela de 2023.
A Classe C30 terá dois barcos rebatizados na raia a partir do Warm Up, os vitoriosos Caballo Loco e Kaikias, que virão como Tonka e Kaikias EMS, sob os comandos de Demian Esparo e Daniel Hlisdorf / Fábio Aurichio, respectivamente, todos vindos da Classe HPE 25. O Caballo Loco é o atual tricampeão brasileiro e do Circuito Ilhabela, além de vencedor da Semana de Vela de 2022. O Kaikias foi campeão brasileiro e do Circuito Ilhabela em 2019, e venceu a Semana de Vela em 2021. A 23ª Copa Mitsubishi começou em março com vitória do Caiçara na Classe C30, seguido pelo estreante Bravo (ex-Corta Vento) de Florianópolis.
Recém-chegado da Itália, onde conquistou a medalha de prata no Campeonato Mediterrâneo de ORC em Sorrento, o diretor de Vela do YCI, Mauro Dottori, celebra o pódio brasileiro com o TP52 Blue Carbon. —Ainda estou em alfa. Foi bonito demais chegar sem nenhuma pretensão, alugar um barco mais antigo e ficar em segundo lugar entre as melhores tripulações do mundo, foi excepcional. Deu um orgulho muito grande na gente —exaltou Dottori, que teve ao lado dele assíduos velejadores de Ilhabela como Jorge Zarif, Juninho de Jesus, Fábio Cotrim, Luis Staub e Luciano Secchin entre outros.
Com a movimentação na classe, o ex-comandante do Caballo Loco espera uma competição acirrada na C30 nesta temporada. “O Warm Up já vai dar uma ideia do que será a Semana de Vela, que deverá reunir uns sete C30 contando com os barcos do Sul. A regata longa será Alcatrazes / Atrevida / Marinha do Brasil, que inclusive vai trazer o Cisne Branco, assim como vários almirantes. Com toda humildade, vamos fazer um evento que agrade a todos, a partir do Warm Up”, afirma Dottori.
A segunda etapa, das quatro anuais da Copa Mitsubishi, será nos finais de semana de 17 e 18, 24 e 25 de junho. A Semana de vela, de 23 a 30 de julho. Nas demais classes do Circuito Ilhabela, a primeira etapa apresentou vitória do Xamã na ORC, após duelo equilibrado com o Phoenix, novo barco de Mauro Dottori; na BRA-RGS, o Kameha Meha foi absoluto, enquanto o Ginga dominou a HPE 25, seguido pelo Conquest. | Ary Pereira Jr.