Mundo é avisado para começar a se afastar do petróleo e do GNL nos próximos 20 anos.
O mundo pode enfrentar um excesso de grandes navios-tanque de GNL a serem construídos nesta década, mesmo quando os países se afastam dos combustíveis fósseis para cumprir as metas de mudança climática. Isso significa que os navios podem se tornar ativos ociosos, causando pesadas perdas para construtores navais e armadores, que esperam se beneficiar de um aumento na capacidade de produção de GNL antes de 2030 e da corrida do gás na Europa provocada pela guerra na Ucrânia, de acordo com o relatório “Climate Analytics and Solutions for Nosso Clima” citado pelo The Straits Times .
— Para evitar os piores danos das mudanças climáticas, o mundo está caminhando para a descarbonização da economia global, uma transição que exige reduzir drasticamente nossa dependência de combustíveis fósseis nos próximos 10 a 20 anos. Isso significa que o enorme número de novos navios embarques de GNL que a indústria naval está disposta a entregar nesta década não serão necessários e provavelmente se tornarão ativos ociosos — disse o autor do relatório, o analista Victor Maxwell.
Vários países como Catar, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e Austrália estão construindo grandes quantidades de GNL que alguns analistas dizem não ser necessário. Espera-se que o apetite recente da Europa por GNL seja temporário, pois a eficiência energética, o investimento em energia verde e a mudança para a eletrificação reduzem o uso de gás.
Demanda de longo prazo em dúvida —A Agência Internacional de Energia (AIE) observou em suas perspectivas de energia para 2022 que o ímpeto de crescimento do gás natural nas economias em desenvolvimento havia desacelerado, principalmente no sul e sudeste da Ásia.
— O risco é iminente para os estaleiros coreanos, que dependem fortemente da construção de centenas de navios de GNL que não serão necessários em um mundo líquido zero e pelos quais eles podem nem ser pagos— disse ele. Dongjae Oh, gerente de Programa de Petróleo e Financiamento de Gás na Solutions for Our Climate.
Apesar disso, os construtores navais sul-coreanos estão enfrentando uma enxurrada de novos pedidos de empresas de petróleo e gás. Por exemplo, a QatarEnergy e os estaleiros sul-coreanos estão considerando um pedido de até 40 novos transportadores de GNL até 2027, de acordo com os autores.
Novas opções —Por outro lado, analistas dizem que fontes renováveis mais baratas e avanços rápidos no armazenamento de baterias para redes elétricas podem ajudar a mudar a demanda por gás, cujos preços voláteis já levaram alguns clientes asiáticos a suspender as compras de gás.
— O mundo começará a se afastar do petróleo e do GNL nos próximos 20 anos. Já estamos vendo isso na demanda por petróleo, com o aumento das vendas de veículos elétricos —diz Kevin Morrison, analista financeiro de Energia, GNL/Gás, da Institute for Energy Economics and Financial Analysis, um think tank com sede nos EUA.
— Para o GNL, estamos vendo uma grande expansão de capacidade, particularmente no Catar e nos EUA, mas isso traz algum risco, pois uma parte significativa da nova capacidade não é suportada por acordos de venda de longo prazo. Esses acordos têm tradicionalmente apoiado o GNL projetos que muitas vezes são intensivos em capital —disse Morrison ao The Straits Times.
— A demanda global de gás é incerta, pois os governos estão adotando políticas para eletrificar residências e empresas e se afastar do gás —disse Morrison. A mudança para contratos de venda de GNL de duração mais curta ” reflete em parte que mesmo as concessionárias não estão tão confiantes na demanda de gás de longo prazo — acrescentou. | MM