E aumentar estrutura em Manaus. Aquisição de três guindastes 100% elétricos e expansão do píer em 20% acompanham crescente faturamento do setor naval da Zona Franca.
O setor portuário do Amazonas receberá um investimento de R$ 180 milhões do Super Terminais para aumentar a capacidade de operação e a sustentabilidade ambiental de suas operações. O anúncio foi feito durante a Intermodal, maior feira de logística integrada das Américas. O valor inclui a compra de três guindastes 100% elétricos e a ampliação em 20% do tamanho de seu píer, acompanhando o salto do setor naval da Zona Franca de Manaus (ZFM), que registrou aumento de 741% no faturamento apenas em janeiro deste ano.
O Super Terminais vai dobrar o número de seus guindastes elétricos modelo ESP 10 da empresa alemã Konecranes Gottwalde de três, já em operação, para seis no total. Com entrega em 2026, os equipamentos, de alta tecnologia, serão importados da Alemanha e permitirão uma redução de 5,2 mil litros de óleo hidráulico por ano — com consequente diminuição nas emissões de Gases do Efeito Estufa (GEEs).
—Optar novamente pela tecnologia da Konecranes foi uma decisão estratégica. Os três guindastes adquiridos em 2023 comprovaram não apenas seu caráter inovador, mas também impactaram diretamente nossos resultados operacionais. Tivemos um ano recorde em eficiência e movimentação, reflexo direto dessa modernização. Com os novos equipamentos, damos continuidade a esse avanço, reafirmando nosso compromisso com a excelência e a sustentabilidade —avalia Marcello Di Gregorio, diretor do Super Terminais.
Os guindastes usados convencionalmente no setor portuário são do tipo mecânicos hidráulicos. Nesse modelo, os equipamentos são impulsionados pela mecânica de fluídos, em que um conjunto de bombas hidráulicas, interligado por mangueiras contendo óleo hidráulico, para fazer a operação de içamento e giro das cargas.
No caso dos elétricos, um conjunto de motores atua diretamente nas funcionalidades de içamento e giro. Eles são eletrificados por uma tensão de 13.8 kV, que passa por um transformador de 440V, alimentando os motores.
Mais espaço —Também foi anunciada a ampliação do píer flutuante em 20%, de 600 metros para 720 metros. Serão 14,4 mil metros quadrados de área, permitindo que quatro navios atraquem por vez, o dobro da capacidade atual.
O setor naval da Zona Franca de Manaus registrou um crescimento de 741% no faturamento de janeiro de 2025 (em comparação com dezembro de 2024), segundo dados do Painel Econômico do Amazonas. Em relação a janeiro de 2024, o avanço foi de 405%, consolidando o segmento como um dos mais dinâmicos da indústria local.
O desempenho é impulsionado pela demanda do agronegócio do Centro-Oeste, especialmente pela safra recorde de soja estimada em 164,4 milhões de toneladas, parte da qual é escoada por balsas produzidas em Manaus.
Super Terminais — Com mais de 25 anos de experiência no mercado de transporte e logística, o Super Terminais é o mais eficiente terminal privativo no Polo Industrial de Manaus e o único porto do Brasil a ser considerado verde. Opera cargas em contêineres, cargas de projetos e cargas soltas. A estrutura oferece ainda os equipamentos mais modernos do mercado. Entre as grandes preocupações da empresa estão a preservação da maior floresta tropical do mundo – a Floresta Amazônica – e a capacitação para promover um ambiente focado em sustentabilidade.