Prefeitura do Rio apresenta calendário “Rio o ano inteiro” e projeta arrecadação de R$ 1,7 bilhão com eventos e turismo.
A Prefeitura do Rio lançou, no dia 24 de abril (quinta-feira), o calendário “Rio o ano inteiro”, uma nova plataforma que concentra, em um só lugar, a agenda dos principais eventos da cidade. Na cerimônia para profissionais do setor, realizada no Roxy Dinner Show, em Copacabana, o prefeito Eduardo Paes e o presidente da Riotur, Bernardo Fellows, também divulgaram o estudo “Rio: Destino dos Grandes Eventos”, que prevê uma arrecadação de R$ 1,7 bilhão em impostos relacionados ao turismo e eventos entre 2025 e 2028.
Os convidados e a imprensa viram em primeira mão o novo calendário, já disponível no site da Riotur (riotur.rio). A página será atualizada constantemente e tem como objetivo facilitar o planejamento de moradores, turistas e produtores de eventos.
— É uma iniciativa muito importante. A consolidação de um calendário permite planejamento e que os diferentes setores da economia se estruturem melhor — os hotéis, casas como o Roxy, enfim. O governo pode se preparar melhor e tomar medidas importantes da área de segurança. Tudo isso vai ajudando a gente a organizar as coisas e vai mudando a narrativa sobre a cidade — declarou o prefeito Eduardo Paes.
O Rio, que já inclui em seu calendário anual a realização de grandes eventos como o Réveillon de Copacabana e o Carnaval, tem sido sede nos últimos anos de uma série de importantes eventos, de diversas categorias.
Segundo o estudo lançado “Rio: Destino dos Grandes Eventos”, desenvolvido em parceria entre a Riotur e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), a cidade do Rio arrecadou, entre 2021 e 2024, mais de R$ 1,2 bilhão em ISS de serviços ligados ao turismo e eventos. A projeção é de um crescimento superior a 40% no próximo quadriênio, de 2025 a 2028, chegando à marca de R$ 1,7 bilhão.
—O Rio de Janeiro se consolida, cada vez mais, como a capital dos grandes eventos. Seja Carnaval, G20, Web Summit ou shows históricos como o da Madonna e agora da Lady Gaga, a cidade mostra sua capacidade de receber o mundo com segurança, estrutura e espetáculo. É geração de emprego, movimentação econômica e projeção internacional. Não é só um show — é o Rio ocupando o lugar que lhe pertence: o de palco principal do Brasil e do mundo – disse o vice-prefeito Eduardo Cavaliere.
Somente em 2024, impulsionado pelo show da Madonna em Copacabana, o município arrecadou R$ 424,7 milhões — um aumento de 12,9% em relação a 2023. O levantamento também aponta que, somando empregos formais e microempreendedores individuais (MEIs), o setor de eventos e turismo gerou 31,6 mil postos de trabalho no ano passado, segundo dados do CAGED e do Portal do Empreendedor.
O ano de 2024 foi o melhor da série histórica: a arrecadação com ISS de Eventos (serviços de diversões, lazer, entretenimento e congêneres) alcançou quase R$ 160 milhões, o equivalente a 2,5% do total arrecadado com ISS na cidade, o maior percentual já registrado. Esse valor representa um crescimento de 62,8% em relação ao período pré-pandemia (2019), ou um acréscimo de R$ 60,9 milhões. Considerando a soma do ISS de Eventos e do ISS de Turismo, os dois setores juntos responderam por 6,7% de toda a arrecadação municipal em 2024.
Já em relação ao volume de eventos, o Rio recebeu, em 2024, mais de 4 mil eventos — todos com autorização da Prefeitura, por meio da AEGE|GBP (Assessoria Executiva de Grandes Eventos) e da Riotur — que reuniram um público estimado em mais de 20 milhões de pessoas. O número inclui megaeventos como o Carnaval, o Réveillon, o show da Madonna e o Rock in Rio.
— O calendário de eventos oficial do Rio que lançamos hoje é o retrato de uma cidade pulsante, que esbanja cultura e diversidade, que abraça a inovação, fomenta os novos negócios, vibra com o esporte e celebra a vida. Uma cidade que é símbolo do Brasil para o mundo. Além de centralizar a programação, o calendário unificado de eventos permite que as pessoas se organizem com antecedência e colabora diretamente para atrair turistas — destacou Bernardo Fellows, presidente da Riotur.
O estudo ainda detalha que o Carnaval foi o maior destaque em termos de público: os blocos de rua, desfiles das Escolas de Samba e demais eventos carnavalescos somaram oito milhões de participantes, o equivalente a 38,9% do total. Na sequência, vieram.: demais eventos realizados no Rio: 5,3 milhões (25,6%); Réveillon: 5 milhões (25,6%); Show da Madonna: 1,6 milhão (7,8%); Rock in Rio: 700 mil (3,4%).
Considerando apenas os eventos fora da categoria de megaeventos, a média de público foi de 1,5 mil pessoas por evento. Do total realizado, 63,5% concentraram-se em três tipos principais: Entretenimento (35,4%), Feiras (19,7%) e Esportes (8,5%).
A expectativa da Prefeitura é de um crescimento real de 41,1% na arrecadação até 2028, consolidando ainda mais o Rio como destino global de grandes eventos.
Presidente da Fecomércio RJ destaca impacto dos eventos na geração de emprego e renda — Antonio Florencio de Queiroz Junior participou do Calendário de Eventos 2025, da Prefeitura do Rio de Janeiro.
O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, acompanhou o lançamento do Calendário de Eventos 2025. O encontro, promovido pelo prefeito Eduardo Paes e pelo presidente da Riotur, Bernardo Fellows, foi realizado no Roxy Dinner Show, em Copacabana, e contou com a presença de representantes de diversos setores ligados ao turismo e à cultura.
O presidente Antonio Queiroz destacou a importância dos eventos como instrumentos de desenvolvimento econômico e social para a cidade.
—Eventos são um motor poderoso para o turismo e têm efeito direto na geração de emprego e renda. O Rio de Janeiro tem uma vocação natural para receber grandes encontros culturais, esportivos e corporativos, e a Fecomércio RJ trabalha para que essa vocação seja cada vez mais bem aproveitada. A volta da ABAV Expo ao Rio, por exemplo, é fruto de uma articulação estratégica nossa, que reforça o protagonismo da cidade no cenário nacional e internacional e movimenta toda a cadeia produtiva do turismo —afirmou.
Em sua apresentação, o presidente da Riotur, Bernardo Fellows, enfatizou que o Calendário de Eventos Oficial do Rio é mais do que uma ferramenta de planejamento.
—É o retrato de uma cidade pulsante, que esbanja cultura e diversidade, abraça a inovação, fomenta novos negócios, vibra com esporte e celebra a vida. Uma cidade que é símbolo do Brasil para o mundo — disse Fellows.
Segundo ele, o calendário de eventos tem se expandido significativamente nos últimos anos. Em 2024, a cidade recebeu mais de quatro mil eventos, com impacto superior a R$ 20 bilhões na economia carioca e público estimado em mais de 20 milhões de pessoas.
—O Rio registrou o maior crescimento do país na entrada de turistas internacionais agora no primeiro trimestre de 2025, quando mais de 750 mil visitantes estrangeiros passaram por aqui, um aumento de mais de 50% em relação ao mesmo período de 2024. Isso demonstra a importância do setor de turismo e eventos para a economia do Rio — completou Fellows.