Com investimentos em cerca de R$ 30 milhões em dragagem e novos estudos, a Vports eleva limite para 83 mil toneladas de capacidade, e aposta na eficiência para atrair novos negócios.
O complexo portuário de Vitória, operado pela Vports, acaba de dar um novo passo rumo à modernização logística do Espírito Santo. Após a conclusão de obras de dragagem e ajustes operacionais, o porto agora está apto a receber navios com até 83 mil toneladas o Dead Weight Tonnage (DWT) — capacidade máxima de carga que uma embarcação pode transportar —de 70 mil para 83 mil toneladas em um dos berços do porto — e um aumento de 70% no número de embarcações tipo Panamax —navios com até 245 metros de comprimento e 32,5 metros de largura—.
Expectativa é movimentar nove milhões de toneladas em 2025 — A alteração, realizada no Berço 202, em Capuaba, no município de Vila Velha, permitirá o atendimento de uma nova classe de navio, incluindo graneleiros e carga geral, com maior eficiência e menor custo por tonelada transportada.
As informações foram apresentadas durante a Intermodal South America 2025, realizada em São Paulo.
—Esse avanço significa maior eficiência logística e reforça a posição do Espírito Santo como um hub estratégico para rotas internacionais, a ampliação fortalece a capacidade de atender operações de grande escala e longo curso, oferecendo mais competitividade ao mercado capixaba. — afirma o diretor comercial da Vports, Pedro Benevides.
— A expectativa é que a nova pera ferroviária entre em operação ainda em 2025, criando um corredor logístico entre o Centro-Oeste e o litoral capixaba. Estamos falando de Goiás, Triângulo Mineiro e Espírito Santo conectados por um novo eixo de transporte — observa o diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão.
Em 2024, o complexo portuário de Vitória movimentou 8,4 milhões de toneladas de produtos, um crescimento de 15% em relação ao ano anterior, enquanto a média nacional ficou em 1,2%. A movimentação de contêineres também subiu 30%, com 228 mil unidades (TEUs) registradas., — refletindo a nova fase do empreendimento, e previsão é movimentar nove milhões de toneladas em 2025.