embraer-c390-millenium2

25/04/2025

A Embraer registra carteira de pedidos de US$ 26,4 bilhões no 1T25

Superando recorde do trimestre anterior. Carteira de pedidos da Aviação Comercial alcança US$ 10 bilhões. Aviação Executiva estabelece novo recorde na carteira de pedidos, com US$ 7,6 bilhões. Defesa & Segurança se mantém estável, com carteira de pedidos de US$ 4,2 bilhões. Carteira de pedidos de Serviços & Suporte totaliza US$ 4,6 bilhões.

A Embraer (Nyse: ERJ / B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, registrou uma carteira de pedidos de US$ 26,4 bilhões no primeiro trimestre de 2025 – valor que supera o recorde histórico estabelecido no trimestre anterior.

A empresa entregou 30 aeronaves no primeiro trimestre de 2025. O resultado ficou 20% acima do registrado no mesmo trimestre do ano passado, quando 25 aviões foram entregues. As entregas do primeiro trimestre de 2025 correspondem a 13% do ponto médio (231 aeronaves) da estimativa da companhia para 2025 (entre 222 e 240 jatos), considerando Aviação Comercial mais Aviação Executiva. Portanto, acima da média dos últimos cinco anos, de 11% para o período.

Na Aviação Comercial, a carteira de pedidos totalizou US$ 10 bilhões no primeiro trimestre de 2025 – 2% abaixo do resultado do último trimestre. O pedido da ANA Holdings Inc. de 15 aeronaves E190-E2 com opções para 5 jatos adicionais será incluído provavelmente na carteira de pedidos do segundo semestre de 2025, quando o contrato final for assinado.

A unidade de negócios entregou sete novas aeronaves no primeiro trimestre de 2025 –atingindo 9% do ponto médio (81 aeronaves) da projeção da empresa para o ano (entre 77 e 85 neste segmento). O desempenho da divisão ficou ligeiramente abaixo da média de 12% de primeiros trimestres nos últimos cinco anos, refletindo os desafios contínuos da cadeia de suprimentos. Destacamos que no trimestre não foi possível entregar duas aeronaves adicionais devido a problemas comerciais. Os modelos entregues no período foram: o E175, para American Airlines (2), Republic Airlines (1) e Horizon Air (1), e o E195-E2, para Porter (1), Aercap (1) e Azorra (1). Esperamos que nossos esforços de nivelamento de produção gerem resultados mais tangíveis no 2T25, no segundo semestre do ano e no início de 2026.

Na Aviação Executiva, a carteira de pedidos atingiu novo recorde no primeiro trimestre de 2025, de US$ 7,6 bilhões, 3% acima do recorde anterior, estabelecido no quarto trimestre de 2024. A unidade de negócios entregou 23 jatos no primeiro trimestre deste ano: 14 aeronaves na categoria leve e nove na categoria média. O número de entregas foi 28% superior aos 18 jatos do primeiro trimestre de 2024 e representa 15% do ponto médio (150 aeronaves) da projeção anual (entre 145 e 155 para este segmento). O percentual está acima da média dos últimos cinco anos, de 11% para o primeiro trimestre.

Em fevereiro, as aeronaves da série Phenom 300 foram novamente reconhecidas como os jatos leves mais vendidos e entregues do mundo pelo 13º ano consecutivo, de acordo com a General Aviation Manufacturers Association (GAMA). Os dados da instituição também confirmaram o modelo como o bimotor a jato mais entregue pelo quinto ano seguido.

Em Defesa & Segurança, a carteira de pedidos ficou em US$ 4,2 bilhões no primeiro trimestre de 2025. A Força Aérea Uruguaia (FAU) e o Ministério da Defesa Nacional (MDN) do Uruguai converteram opções de compra de cinco aeronaves A-29 Super Tucano em pedidos firmes durante o período. A conversão faz parte de um compromisso assinado em agosto de 2024, quando a FAU anunciou pedido firme para uma aeronave, além das opções que agora foram convertidas. O acordo também inclui equipamentos de missão, serviços de logística integrada e um simulador de voo.

As seleções do KC-390 Millennium pela Suécia (quatro) e Eslováquia (três), e do A-29 Super Tucano por Portugal (12) e Panamá (quatro) não constam na carteira de pedidos, uma vez que os contratos ainda não estão efetivos.

Em Serviços & Suporte, a carteira de pedidos permaneceu estável, com US$ 4,6 bilhões no primeiro trimestre de 2025. A Airlink, companhia aérea premium da África do Sul, foi o destaque do período devido a um acordo para suporte no gerenciamento de peças de reposição, com cobertura para todas as 68 aeronaves da Embraer que integram a frota da empresa. O acordo tornará a Airlink a primeira cliente africana do ECIP – Embraer Collaborative Inventory Planning (Programa de Planejamento Colaborativo de Estoques da Embraer), otimizando níveis de estoque e reduzindo custos operacionais da companhia.

Embraer — A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para a aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados.

Desde a sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de nove mil aeronaves. Em média, a cada dez segundos, um avião fabricado pela Embraer decola de algum lugar no mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.