jato-embraer-perfil

17/04/2025

Lotams será o 1º Centro de Serviço Autorizado para os jatos Embraer E2 na Europa

Varsóvia, Polônia — Embraer (Nyse: ERJ / B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, anunciou hoje que a LOTAMS se tornará o primeiro Centro de Serviço Autorizado da Embraer (EASC, na sigla em inglês) da Europa para a família de aeronaves E2, após a conclusão do processo de autorização e auditoria conduzido pela Autoridade de Aviação Civil da Polônia. A Lotams, uma das principais fornecedoras de serviços de manutenção, reparo e revisão (MRO, na sigla em inglês) da Europa, possui bases em toda a Polônia, e atende a algumas das maiores companhias aéreas do mundo. A Lotams será o primeiro EASC na Europa para os jatos E2, fornecendo verificações de rotina; manutenção programada e não programada; e reparos de componentes.

Após dez anos de colaboração, a Embraer e a Lotams formalizaram sua relação de MRO em 2012, com a Lotams se tornando um Centro de Serviço Autorizado da Embraer para aeronaves ERJ-145 e E-Jets de primeira geração. Desde então, a Lotams atendeu E-Jets da Embraer de companhias aéreas de toda a Europa, com uma média de 250.000 horas/ano em verificações de manutenção pesada e de linha — acumulando cerca de três milhões de horas até o momento. Com o volume significativo de atendimento, a LOTAMS é um dos principais MROs da Europa para os jatos da Embraer, com cinco posições dedicadas à manutenção de E-Jets e planos de adicionar outras, com o objetivo de atender à crescente frota de E2 na região.

—Estamos gratos pela oportunidade de participar deste projeto e pela certificação de nossas instalações como um Centro de Serviço Autorizado da Embraer para os jatos E2. Esse projeto é uma continuidade da longa cooperação estabelecida desde o início da Lotams. Com o processo de certificação concluído, estamos prontos para fornecer serviços de manutenção para a frota de jatos E2 em toda a Europa —afirma Ewa Kołowiecka, CEO da Lotams.

—Nossa colaboração com a Lotams se estende por décadas, resultando em milhões de horas de trabalho de alta qualidade. A aprovação da Lotams como o primeiro Centro de Serviço Autorizado da Embraer qualificado para atender aos jatos E2 da Europa é fruto do relacionamento forte e duradouro que temos. Damos as boas-vindas à Lotams e aguardamos com expectativa o início da manutenção da frota E2 na capital da Polônia —disse Carlos Naufel, presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte.

Lotams —A LOT Aircraft Maintenance Services (Lotams) é uma empresa especializada na manutenção abrangente de aeronaves como Boeing B787, B737 NG/MAX e Embraer E2/170/175/190/195. A empresa atende quatro das dez maiores companhias aéreas do mundo e três das quatro maiores companhias aéreas europeias, desempenhando um papel importante para garantir a segurança e a eficiência das operações de voo.

A lotams opera a partir de duas bases técnicas localizadas no Aeroporto Chopin, em Varsóvia, e no Aeroporto Ulma Family, em Rzeszów-Jasionka. A empresa conta atualmente com mais de 1.900 funcionários e está constantemente desenvolvendo seu potencial de recursos humanos na área de serviços técnicos para a indústria de aviação polonesa.

Em Varsóvia, a Lotams possui quatro hangares com dez posições de manutenção, onde oferece serviços abrangentes de MRO, incluindo pintura de aeronaves e reparo de peças. Em Rzeszów, a empresa oferece manutenção para três aeronaves ao mesmo tempo, com hangares projetados para B787 Dreamliners e B737 NG e MAX Boeings, entre outros. Até o final de 2025, a Lotams planeja concluir a construção de outra base em Rzeszów, o que não apenas expandirá as capacidades operacionais da empresa, mas também criará novos empregos na região. A instalação será uma das mais modernas do setor na Europa.

Embraer — A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil, fabrica aeronaves para a aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados.

Desde a sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de nove mil aeronaves. Em média, a cada dez segundos, um avião fabricado pela Embraer decola de algum lugar no mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.