Projeto inovador fará uso de tecnologia para proteção de animais silvestres do contato com a rede elétrica. Objetivo é analisar interação e comportamento da fauna com a rede de energia, possibilitando estudos para a implementação de medidas específicas de proteção dos animais.
A Light acredita e sempre acreditou na importância de zelar pela preservação do meio ambiente. Por isso, nos últimos anos, a concessionária tem investido em ações que promovam estudos e análises do uso da rede elétrica por animais silvestres, além de investir em novas tecnologias para reduzir os riscos de acidentes. A partir desta ideia, nasce o projeto-piloto Conexão Silvestre. Seu principal objetivo é a criação de uma ferramenta tecnológica que forneça dados confiáveis e detalhados das regiões mais propensas às ocorrências de eletrocussão de animais. Com este mapeamento, será possível priorizar estes pontos específicos com ações futuras na rede elétrica para minimizar as ocorrências, contribuindo com a preservação da fauna. O projeto acontece por meio de recursos financeiros do Programa de Desenvolvimento e Inovação (PDI), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em parceria com o Instituto Vida Livre e a Concert Lab.
O lançamento oficial do projeto foi marcado por uma cerimônia realizada no dia 02 de abril (quarta-feira), no Centro Cultural Light e contou com a participação de representantes de órgãos ambientais municipais e estaduais, da Light, da Aneel, do Instituto Vida Livre e da Concert. O Conexão Silvestre se caracteriza como um marco inovador para o setor elétrico, contando com um investimento de mais de R$ 3,1 milhões e que traz o uso de tecnologia como aliada da rede elétrica e atrelada à proteção dos animais silvestres.
A ferramenta vai empregar as mais modernas técnicas de Inteligência Artificial (IA) do mercado para identificar os padrões de deslocamento dos animais, permitindo um monitoramento capaz de reconhecê-los por espécies e monitorar seus comportamentos ao usarem ou terem contato com a fiação de energia (nesse cenário, a ideia é identificar esses comportamentos para que seja construído um plano de minimizar os impactos). Neste primeiro momento, a iniciativa está sendo aplicada no Jardim Botânico, bairro da Zona Sul do Rio, além de contemplar Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande e Vargem Pequena, na Zona Oeste da cidade.
—Escolhemos essas regiões iniciais pelas características de vegetação e biodiversidade, repleta de árvores e animais silvestres que habitam ali. Através de câmeras e de tecnologia de ponta, faremos o monitoramento dessas espécies. Estamos dando um passo importante junto com nossos parceiros para minimizar os acidentes causados pelo contato dos animais com a rede elétrica, reforçando o compromisso da Light com a biodiversidade do Rio de Janeiro —explica Felipe Cruz, gerente de Meio Ambiente da Light.
A concessionária acredita em soluções tecnológicas para superar seus desafios. —O que estamos construindo aqui junto de nossos parceiros é um projeto com grandes ganhos para todos. Os dados obtidos permitirão recomendar novas formas de proteção das redes de energia por espécies de animais silvestres, e o registro histórico da ferramenta permitirá avaliar a efetividade das soluções implantadas no futuro— finaliza Felipe.
A Concert Lab entra como empresa de tecnologia responsável pelo desenvolvimento da Plataforma Conexão Silvestre, que inclui a concepção e análise dos dados levantados no projeto com objetivo de treinar um modelo de Inteligência Artificial que indicará os pontos mais desafiadores, onde devem ser priorizados os investimentos para adequação da infraestrutura da rede elétrica, levando em consideração as especificidades das espécies presentes em cada área.
—Para nós da Concert, é muito gratificante participar do Conexão Silvestre, pois estamos colaborando com nossa expertise para algo que acreditamos e almejamos: o uso de inovação e tecnologia em nome de uma convivência mais harmoniosa entre o setor elétrico e seu entorno—destaca Bárbara Lotzniker, CEO do Grupo Concert.
Já o Instituto Vida Livre é uma organização não-governamental que trabalha na reabilitação e soltura de animais no Rio de Janeiro, com experiência no tratamento e soltura de animais acidentados.
—Tenho muito orgulho do Conexão Silvestre, porque este é o primeiro projeto de pesquisa do setor elétrico brasileiro voltado para nossa fauna silvestre no ambiente urbano. A parceria com a Light é uma conquista e uma esperança por uma cidade mais sustentável— ressaltou Roched Seba, presidente do Instituto Vida Livre.
Fases do projeto —O projeto já contemplou a criação de relatórios para iniciar suas ações em campo, além da definição da área de atuação. Também já realizou o planejamento e a instalação dos equipamentos fotográficos e sensores nos pontos estratégicos para obtenção dos dados.
Atualmente o Conexão Silvestre está em fase de desenvolvimento da solução da web, o que significa que estão sendo realizadas a estruturação e análise dos dados de ocorrências na rede elétrica da Light, obtendo dos dados geográficos e comportamentais, além de informações sobre relevo, clima e avistamento de animais nas regiões indicadas. Com base nessas informações, será feito o desenho inicial da ferramenta.
Vale destacar que também outras atividades estão sendo realizadas em paralelo ao desenvolvimento da ferramenta. Podemos destacar pela parte técnica, a coleta dos dados das câmeras instaladas nas áreas de estudo (que são chamadas de busca passiva) e campanhas de campo para busca ativa de dados sobre a fauna local.
Concert —A Concert é uma das maiores empresas de Tecnologia Operacional (TO) do Brasil, com mais de 40 anos de expertise nos setores de energia e aeroespacial. Entre seus clientes, estão grandes concessionárias de energia, como a Cemig e a Light, além do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. A empresa desenvolve sistemas para monitoramento e gerenciamento de dispositivos em tempo real e fornece mão de obra para operação, suporte e comissionamento de subestações elétricas. Além disso, utiliza recursos de engenharia, automação, IoT (internet das coisas), inteligência artificial, entre outras tecnologias para solucionar grandes desafios operacionais de seus clientes. Possui unidades de negócios em Minas Gerais, São Paulo e Maranhão.
Instituto Vida Livre —O Instituto Vida Livre é hoje uma referência nacional no suporte à biodiversidade urbana, atendendo diária e gratuitamente órgãos públicos e a sociedade civil no socorro a animais silvestres vítimas das mais diversas situações. Tais como: cativeiro ilegal, maus-tratos, atropelamentos, eletrocussões e afins.