cristo-noite

16/04/2025

Hotelaria comemora bons resultados do 1T25

A hotelaria carioca comemora o primeiro trimestre de 2025, que registrou ocupação média de 84,74%. É o melhor resultado dos últimos anos na cidade do Rio de Janeiro, impulsionado pelo Carnaval e um robusto calendário de eventos e shows. Em 2024, a média do primeiro trimestre do ano ficou em 72,87% e em 2023, em 77,57%.

No levantamento de 2025, os destaques ficaram com Leme/ Copacabana (92,20%), Ipanema/ Leblon (86,57%), Barra da Tijuca/ Recreio (84,30%), Flamengo/ Botafogo (82,52%) e Centro (73,51%).

— Entre os fatores que explicam esse resultado estão os eventos que aconteceram nesse período, como o Carnaval, que registrou o melhor desempenho da década, com 98,62% de ocupação no Rio, shows como os da Christina Aguilera (72,34%) e da Shakira (81,56%) e eventos como a SRE Super Rio Expofood e a LAAD Defence & Security 2025. Como turismo e eventos andam de mãos dadas, as perspectivas são ainda melhores para os próximos meses, com o show da Lady Gaga, a reunião de cúpula dos BRICs, o Rio Pipeline & Logistics e o OTC Brasil 2025, cujas últimas edições reuniram dez mil e 25 mil pessoas respectivamente e certamente gerarão demanda por hospedagem. Vamos continuar promovendo o Rio como um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo —comemorou Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO.

Rio de Janeiro lidera como destino mais procurado em 4 plataformas de viagens internacionais — Com os feriadões da Semana Santa e do Dia do Trabalhador, além do show da cantora Lady Gaga em Copacabana, ocupação hoteleira dispara e estado se consolida como o preferido dos viajantes.

O estado é o destino mais procurado nas plataformas de turismo — Kayak, Booking.com, Decolar e Omnibees, o que coloca o Rio de Janeiro como o anfitrião preferido dos viajantes nacionais e internacionais neste primeiro semestre de 2025.

—Quando assumimos, durante a pandemia, a gente enfrentou as consequências causadas pelo vírus e viu o setor do Turismo ser reduzido drasticamente. A gente interferiu, remonta e estudou a reabertura do nosso estado pro mundo e vem trabalhando intensamente para devolver ao nosso estado sua vocação de bom recebedor de todos os visitantes. Saber que somos o destino mais procurado nos enche de orgulho e nos mostra que investimos corretamente para que o setor seja um dos que mais alavanca nossa economia e gera emprego e renda — comemora o governador Cláudio Castro(PL).

Segundo a plataforma Kayak, as buscas por passagens aéreas para os destinos nacionais durante a Páscoa cresceram 116% em relação ao mesmo período do ano passado. O Rio de Janeiro aparece como o mais procurado, seguido por São Paulo, Salvador e Recife.

Rio de Janeiro registra aumento de 28% em buscas no Booking — O levantamento da Booking.com também reforça esse protagonismo: para o período de 03 e 04 de maio, o Rio registrou aumento de 28% nas buscas globais em relação ao ano passado. Entre os brasileiros, o crescimento foi de 24%. Já entre os estrangeiros, o salto foi impressionante entre países como Colômbia (+239%), Estados Unidos (+97%), França (+44%), Chile (+25%) e Argentina (+23%).

A Omnibees, plataforma que analisa mais de dois bilhões de buscas diárias, confirma o bom momento do Rio na Semana Santa. A cidade aparece entre os 10 destinos mais buscados, ao lado de Armação dos Búzios (RJ), Porto Seguro (BA), São Paulo (SP) e Foz do Iguaçu (PR).

Fora as belezas e atrações naturais do Rio, o calendário também ajuda: o feriado de Páscoa vai de sexta-feira (18) a domingo (20 de abril) e emenda com o Dia de Tiradentes (21) segunda-feira e o Dia de São Jorge (23) quarta-feira— o que permite até quatro dias de folga (ou mais) com um bom planejamento — o Governo do Rio de Janeiro já decretou ponto facultativo no dia 22.