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15/04/2025

VLI obtém habilitação para exportar milho à China por terminais no Maranhão e no Espírito Santo

Habilitações reforçam a posição da companhia como elo estratégico na logística do agronegócio brasileiro.

A VLI, companhia de soluções logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, acaba de obter duas importantes habilitações para exportação de milho ao mercado chinês: uma pelo Terminal Portuário de São Luís (TPSL), no Maranhão, e outra pelo Terminal de Produtos Diversos (TPD), no Porto de Tubarão, no Espírito Santo. As aprovações reforçam o papel estratégico da VLI no escoamento do agronegócio brasileiro e ampliam a presença do país no maior mercado importador da commodity agrícola.

No Maranhão, o TPSL consolida-se como peça-chave na expansão do Arco Norte (Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Rondônia) como rota logística. Já no Espírito Santo, o TPD fortalece o Corredor Leste, que conecta o Triângulo Mineiro ao sistema portuário capixaba por meio da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

A demanda chinesa por milho brasileiro cresceu significativamente após 2022, quando a guerra na Ucrânia afetou o abastecimento de grãos na região. A partir de 2023, a China implementou protocolos de exigências fitossanitárias e quarentenárias, incluindo critérios rigorosos relacionados a sementes e pragas de ocorrência no Brasil. Para atender a essas exigências, os dois terminais da VLI passaram por um rigoroso processo de habilitação junto ao Sistema de Gestão Agropecuária do Ministério da Agricultura (Sipeagro/Mapa), com apresentação de documentações como o Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e sistemas de monitoramento de micotoxinas, aflatoxinas e resíduos de agrotóxicos.

As habilitações exigiram adequações operacionais e treinamentos para os colaboradores, garantindo conformidade com os padrões chineses. —Nosso compromisso é com a qualidade dos grãos exportados, desde o recebimento até o embarque. Monitoramos rigorosamente todos os parâmetros exigidos pelos órgãos fiscalizadores e pelos contratos internacionais. Assim, conseguimos ter o controle efetivo das operações e assegurar que a carga transportada chegue com segurança e qualidade ao cliente— destaca a engenheira agrônoma Brenda Guedes, responsável pela qualidade do produto na VLI.

No Corredor Leste, a habilitação do TPD fortalece ainda mais os fluxos logísticos já operados pela companhia no Espírito Santo, que incluem grãos, farelo, fertilizantes, celulose e produtos da indústria siderúrgica. —A qualidade dos grãos exportados é uma premissa fundamental para a VLI. Desde o recebimento até o embarque, são monitorados rigorosamente todos os parâmetros exigidos pelos órgãos fiscalizadores e pelos contratos internacionais, de modo a garantir o controle efetivo das operações e assegurar que a carga dos nossos clientes cheguem com segurança e qualidade aos mercados mais exigentes do mundo, como o chinês— destaca o diretor de Operações do Corredor Leste da VLI, Daniel Schaffazick.

Com a habilitação dos dois terminais, o Brasil reforça sua posição como parceiro estratégico da China no fornecimento de milho. O Arco Norte, que não exportava grãos para o mercado chinês antes de 2023, alcançou um desempenho expressivo: foram 3,6 milhões de toneladas de milho exportadas em 2023, e 2,2 milhões em 2024, mesmo com a retração do mercado global do cereal. —A participação de market share do Arco Norte praticamente dobrou, passando de 23% em 2023 para 44% em 2024. Esse percentual deve aumentar ainda mais em 2025, com a habilitação do TPSL — ressalta Vanessa Rocha, gerente de contas do segmento de Grãos da VLI.

Além do milho, o TPSL também está habilitado para exportação de soja ao país asiático, ampliando a atuação da VLI no comércio internacional de grãos.