Para revolucionar serviços de entrega de bagagens para passageiros. Contrato aperfeiçoará experiência de manuseio de malas dos viajantes, ajudando a reduzir o congestionamento nos balcões de check-in dos aeroportos.
Genebra (Suíça) —A SITA, fornecedora líder de soluções de TI para o setor de transporte aéreo, e a Airportr, líder de mercado na Europa em serviços de tecnologia e entrega de bagagens, assinaram um contrato de cinco anos, visando revolucionar a experiência de viagens com malas.
De acordo com o relatório Insights sobre Passageiros de 2024, da SITA, (SITA Passenger IT Insights 2024, em inglês), quase um terço dos passageiros de todo o mundo prefere despachar sua bagagem no início da viagem e recebê-la diretamente em seu destino, com um interesse significativo em ter seus itens retirados em casa ou no hotel.
A colaboração entre a SITA e a Airportr, a qual já possui parcerias com as principais companhias aéreas, como British Airways, easyJet, Lufthansa, Swiss, Austrian, KLM, Edelweiss, Virgin Atlantic, Singapore Airlines e American Airlines, atende diretamente as preferências dos clientes, oferecendo aos viajantes uma experiência de manuseio de bagagens fluida e sem complicações.
Os serviços de entrega da Airportr, aprovados por diversas companhias aéreas e autoridades governamentais, permitem que os passageiros façam o check-in de suas bagagens em suas residências, hotéis ou centros de mobilidade, e que as malas sejam transportadas com segurança até o aeroporto de partida para serem embarcadas nos voos aos destinos finais.
Essa parceria garantirá o rastreamento abrangente de bagagens por meio da integração otimizada dos sistemas de dados de ambas as empresas, além de fornecer visibilidade total de ponta a ponta sobre o status dos itens despachados, aumentando a eficiência de todos os stakeholders em diversas companhias aéreas. Ao reduzir a dependência da infraestrutura aeroportuária tradicional em relação à etiquetagem e ao processamento de bagagens, também se reduzirá as filas e o tempo de espera nos balcões de check-in dos aeroportos, permitindo que os viajantes se movimentem livremente sem o ônus de carregar bagagens e, ao mesmo tempo, aliviando as ansiedades relacionadas a malas e pertences mal manuseados.
—Os passageiros se manifestaram: eles querem eliminar o incômodo do manuseio de bagagens. Mais conveniência, menos filas nos balcões de check-in, mais tranquilidade enquanto sua bagagem vai do ponto A ao ponto B, e nós estamos ouvindo. A parceria com a Airportr mostra nosso compromisso em reimaginar essa experiência graças à tecnologia inovadora, ajudando aeroportos e companhias aéreas a otimizar suas operações. Juntos, lideraremos o mercado de serviços de entrega de bagagens e estabeleceremos novos padrões para o setor de viagens —ressalta Sergio Colella, presidente da SITA Europa.
Randel Darby, CEO e fundador da Airportr, acrescentou: —Por meio dessa parceria, duas empresas visionárias no setor de viagens estão se unindo para transformar a logística de bagagens com tecnologia, tornando-as mais convenientes, eficientes e centradas em seus clientes. Essa parceria cria uma plataforma poderosa para acelerar a adoção global de serviços de entrega de malas por companhias aéreas, aeroportos e passageiros—.
A SITA dará suporte às operações da Airportr com sua plataforma Flex, baseada em nuvem, e com o serviço Bag Journey, tecnologias-chave que impulsionam a transformação digital no setor. Com check-ins por celular e autoatendimento, a solução Flex reduz a dependência de balcões fixos nos aeroportos, enquanto sua arquitetura de API aberta permite a integração perfeita de serviços de terceiros, como o da Airportr.
O SITA Bag Journey é um banco de dados global que oferece rastreamento de bagagens em tempo real e de ponta a ponta. Suas APIs facilitam a integração com outros aplicativos, garantindo a disponibilidade contínua de informações sobre o status da bagagem, além de dados históricos.
O enriquecimento do SITA Bag Journey com os pontos de dados do Airportr não só aumentará a precisão do rastreamento, mas também fornecerá rastreamento de bagagem de ponta a ponta em locais fora do aeroporto, de forma nativa nos aplicativos das companhias aéreas. Além disso, abrirá oportunidades para a expansão das ofertas de serviços voltados ao setor.
SITA — A SITA é uma fornecedora de TI do setor de transporte aéreo, oferecendo soluções para companhias aéreas, aeroportos, aeronaves e governos. Nossa tecnologia possibilita viagens aéreas mais fluidas, seguras e sustentáveis.
Com cerca de 2.500 clientes, as soluções da SITA impulsionam a eficiência operacional em mais de 1.000 aeroportos, além de cumprir a promessa de viabilizar 17 mil aeronaves conectadas em todo o mundo. A SITA também fornece soluções de tecnologia que ajudam mais de 70 órgãos governamentais a encontrar equilíbrio entre fronteiras seguras e viagens otimizadas. Nossa rede de comunicações conecta todos os cantos do globo e abrange 45% da troca de dados do setor da aviação.
Em 2023, a iniciativa Science Based Targets (SBTi) aprovou nossas metas de redução de emissões de curto e longo prazo. Essas normas, fundamentadas na ciência, são essenciais para orientar nossas ações climáticas, com o objetivo de reduzir efetivamente as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, estamos desenvolvendo soluções para ajudar a indústria a atingir seus compromissos de redução de carbono, incluindo a redução do consumo de combustível e maior eficiência operacional.
A SITA é 100% de propriedade da indústria de aviação e totalmente impulsionada por suas necessidades. É uma das empresas com maior diversidade internacional, prestando serviços em mais de 200 países e territórios.
Airportr Technologies — A Airportr Technologies é líder no fornecimento de soluções inteligentes e digitais de bagagem que simplificam e aprimoram a experiência de viagem aérea. Por meio de parcerias com companhias aéreas, aeroportos, operadores de solo, provedores de logística e outras partes interessadas em viagens e mobilidade, a Airportr permite a coleta, o check-in e a entrega de bagagens sem interrupções, economizando tempo e esforço dos viajantes e ajudando a reduzir o congestionamento nos aeroportos.
No centro desses serviços está a plataforma proprietária da Airportr, que gerencia a jornada de ponta a ponta de uma mala. Desde o merchandising de produtos nos canais das companhias aéreas até o processamento de pedidos e a entrega de serviços em conformidade, a plataforma conecta os entregadores e os funcionários por meio de aplicativos de fluxo de trabalho, painéis de controle e análises. O resultado é uma experiência confiável e de alta qualidade, que aumenta a confiança do viajante por meio de recursos como rastreamento em tempo real e suporte ao cliente por diversos canais.
Com foco em inovação, segurança e sustentabilidade, a Airportr está reformulando o futuro do manuseio de bagagens, tornando-o mais inteligente, eficiente e centrado no cliente. Com sede em Londres e ativa nos principais mercados internacionais, a Airportr opera nos principais hubs globais, incluindo Heathrow e Frankfurt. A empresa tem a confiança de algumas das maiores companhias aéreas do mundo, incluindo British Airways, Lufthansa, Swiss, Austrian Airlines, American Airlines, Singapore Airlines, Edelweiss, easyJet, Virgin Atlantic e KLM. No lado da oferta, a Airportr tem parceria com a Swissport, líder global em assistência em solo.
Atualmente, a plataforma Airportr facilita milhares de pedidos de entrega de malas por semana com um alto nível de automação e qualidade de serviço. Com o respaldo de milhares de avaliações 5 estrelas, ela continua a proporcionar experiências excepcionais aos viajantes que utilizam seus serviços por meio de companhias aéreas parceiras.