fabrica-m-dias-branco

15/04/2025

M. Dias Branco divulga Relatório Anual Integrado 2024

E reporta conquistas ESG ao longo do último ano. Consolidação e criação de programas ambientais e sociais, além de ações focadas na transparência da Companhia, ganharam destaque.

Alinhados ao compromisso com a transparência e a apresentação de informações de qualidade aos stakeholders, a M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos, divulga ao mercado seu Relatório Anual Integrado 2024. O documento combina informações financeiras, operacionais e de sustentabilidade, oferecendo uma ampla visão da performance e estratégia da Companhia no último ano.

Desenvolvido em conformidade com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), Standards 2021, garantindo uma comunicação estruturada e alinhada às melhores práticas globais. Foi mantido o esforço de disseminar pela Companhia o pensamento integrado, atendendo a todos os direcionamentos do International Integrated Reporting Council (IIRC). Além disso, este é o primeiro relatório a divulgar o desempenho da companhia em relação aos tópicos e métricas da Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e da Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD), ampliando a visão sobre os impactos e riscos ESG da Companhia. O relato traz avanços significativos alcançados pela Companhia nos pilares da Agenda Estratégica ESG, com metas até 2030, mesmo com os diversos desafios e adversidades ocorridos em 2024.

—O relatório é uma peça da evolutiva estratégia de comunicação que construímos com nossos públicos de relacionamento desde 2014, divulgando com transparência e padronização os principais aspectos dos desempenhos econômico-financeiro, operacional e de sustentabilidade da Companhia, somados ao contexto dos mercados em que operamos— conta Tiago Timbó, gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade.

Confira alguns destaques nos pilares ESG — No pilar ambiental (Cuidar do planeta), avanço na consolidação do programa Descarbonize, que impulsiona a jornada rumo a um futuro de baixo carbono, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa nas operações próprias e ao longo da cadeia de valor da Companhia. Destaque também para o lançamento da Granola Carbono Zero, da marca Jasmine, que zela por um processo sustentável, utilizando a compensação de carbono em todo o processo de industrialização, inclusive das embalagens. Ainda nesse pilar, a M. Dias Branco conquistou, pelo segundo ano consecutivo, nota máxima no CDP Clima e mantendo sua posição na A-List, o mais alto reconhecimento internacional em transparência e gestão de emissões de gases de efeito estufa.

No pilar social (Acreditar nas pessoas), a M. Dias Branco lançou publicamente o Nutrir O Amanhã, programa de doação para o combate à fome. Em 2024, foram doadas 3.639,30 toneladas de alimentos para mais de 120 instituições, de forma regular e direta. Ademais, com o apoio dos bancos de alimentos, a iniciativa alcançou cerca de 5 mil instituições indiretamente, ampliando seu impacto e fortalecendo a segurança alimentar em diversas comunidades. O Futuro que Dá Gosto também elevou o papel da Companhia no pilar, esse programa foi criado para promover a inclusão social e profissional de jovens acolhidos em orfanatos, com idades entre 15 e 18 anos, por meio da contratação como jovens aprendizes.

Já no pilar governança (Fortalecer alianças), a M. Dias Branco aderiu ao Movimento Transparência 100%, iniciativa do Pacto Global da ONU, e superou a quantidade de metas alcançadas, indo além do previsto no cronograma. Outro destaque foi a certificação ISO 37001 Antissuborno, um marco significativo para a empresa, que reforça o seu compromisso com a ética, a transparência e a integridade nos negócios. Somando-se a esses avanços, a Companhia alcançou uma aderência acima de 97% do Informe de Governança da CVM, evidenciando a evolução da maturidade do seu sistema de governança.

—Acreditamos no potencial de uma visão integrada que engloba as dimensões financeira, econômica, social, ambiental e de governança. O alinhamento desses pilares é fundamental para que a M. Dias Branco alcance um crescimento sustentável e de longo prazo, assegurando que nossas operações gerem valor tanto para a Companhia quanto para a sociedade. Buscamos promover o bem-estar coletivo, preservar o meio ambiente e maximizar valor para nossos acionistas por meio de um sistema de governança dinâmico e eficiente —declara Ivens Dias Branco Júnior, presidente da M. Dias Branco.

M. Dias Branco —Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 21 indústrias, sendo 13 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 25 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. Em novembro de 2021, realizou a aquisição da marca FIT Food, primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Com a aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester, Isabela no Brasil e Las Acacias no Uruguai, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.