Eamplia produtividade e sustentabilidade. Com previsão de expansão para 20 unidades até o final do ano, projeto inovador no setor ferroviário é exemplo de tecnologia e responsabilidade ambiental.
A MRS Logística acaba de implementar um sistema de carregamento solar de baterias em suas locomotivas com o objetivo de otimizar recursos e suas operações. A tecnologia, instalada em onze locomotivas e com previsão de expansão para 20 unidades até o final do ano, utiliza placas solares no teto das máquinas para manter as baterias carregadas, durante os períodos de inatividade. A solução traz benefícios diretos à eficiência operacional e à sustentabilidade ao substituir a necessidade de manutenções periódicas com o uso de energia renovável.
Cássio Eduardo, especialista ferroviário da gerência-geral de Manutenção de locos e responsável pelo projeto, explica: —As placas solares geram energia suficiente para manter 90% da carga das baterias enquanto a locomotiva está desligada, garantindo que ela esteja sempre pronta para uso—. Ele ressalta que, desde a implementação do sistema, as locomotivas operam com total eficiência, sem falhas no fornecimento de energia das baterias.
O projeto, inovador no setor ferroviário, garante que as locomotivas permaneçam prontas para operação sem a necessidade de intervenções frequentes. Com a instalação das placas solares, as baterias são mantidas carregadas automaticamente, independentemente do tempo de parada, otimizando também a operação, já que elimina o deslocamento de equipes para realizar o processo manualmente. A solução contribui ainda para a redução do consumo de diesel, uma vez que o motor não precisa ser ligado a cada 72 horas para recarregar as baterias.
Com a implementação do carregamento solar de baterias, a MRS reforça seu compromisso com a inovação, eficiência e sustentabilidade. Este projeto exemplifica como a combinação de tecnologia e responsabilidade ambiental pode transformar a operação ferroviária trazendo benefícios não apenas para a empresa, mas também para o futuro da mobilidade sustentável.