concurso-exercito

09/04/2025

Forças Armadas têm 2.322 vagas: e as inscrições estão abertas

Marinha do Brasil, Força Aérea e Exército. Há vagas para todos os níveis de escolaridade.

A carreira militar encontra diversas oportunidades este ano. As Forças Armadas estão com vários concursos com inscrições abertas ou já autorizados, oferecendo 2.322 vagas em diferentes níveis de escolaridade — fundamental, médio e superior.

A Marinha do Brasil por exemplo, está com inscrições abertas até 29 de abril (terça-feira) para o concurso do Colégio Naval, que oferece 153 vagas para o Curso de Preparação de Aspirantes em 2026. Do total, 141 são para o público masculino e 12 para o feminino.

O concurso exige estatura mínima de 1,54 metros e máxima de 1,95 metros, além de nacionalidade brasileira, não ter filhos ou dependentes e não ser casado ou ter união estável. É necessário ter 15 anos completos e menos de 18 até 30 de junho de 2026, e ter concluído ou estar concluindo o novo ano do ensino fundamental. As provas abrangem Matemática, Inglês, Estudos Sociais, Ciências, Português e Redação.

FAB — A Força Aérea Brasileira (FAB) está com inscrições abertas até 28 de abril (segunda-feira) para o concurso de admissão aos cursos de formação de oficiais aviadores, intendentes e de infantaria, com ingresso previsto para 2026. São 50 vagas para ambos os sexos, nível médio.

Os candidatos devem ser solteiros, ter ensino médio completo e estar na faixa etária de 17 a 22 anos, completos até 31 de dezembro de 2026. A seleção inclui provas de múltipla escolha em Português, Inglês, Física e Matemática, além de uma Redação sobre tema da atualidade.

Exército — O Exército também tem oportunidades. Há 1.125 vagas para admissão na Escola de Sargentos das Armas (ESA) em 2026. Do total, 1.015 são para a área geral, 80 para saúde e 30 para música. Podem se inscrever candidatos de ambos os sexos, com idade mínima de 17 anos completados até 31 de dezembro do ano da matrícula. Para a área geral, é preciso ter no máximo 24 anos. Já para saúde e música, o limite é de 26 anos.

Em relação à altura, para candidatos do sexo masculino, a altura mínima é de 1,60 metros, exceto para aqueles com até 16 anos, que podem ter 1,57 m, desde que apresentem exame que comprove possibilidade de crescimento. Para candidatas do sexo feminino, a altura mínima é de 1,55 m. As provas objetivas trarão questões de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia do Brasil, Inglês, e Redação. Além disso, haverá o Exame de Habilitação Musical para candidatos da área de Música, convocados conforme sua classificação.

Escola Preparatória de Cadetes — Há ainda o concurso da Escola Preparatória de Cadetes (EsPCEx), que oferece 440 vagas. Além de ensino médio completo, os candidatos devem ter idade entre 17 e 22 anos (até 31 de dezembro do ano da matrícula).

Há também exigências de altura: homens devem ter no mínimo 1,60 metros (exceto para candidatos com até 16 anos, que podem ser aceitos com 1,57 metros, desde que apresentem exame atestando possibilidade de crescimento), e mulheres, 1,55 metros. O processo seletivo inclui provas de Português, Matemática, Física, Química, Geografia, História, Inglês e Redação.

Exército/Nível superior — A Escola de Formação Complementar do Exército oferece 270 vagas para 2026, distribuídas entre o Quadro Complementar, Capelães Militares e Serviço de Saúde. Os candidatos devem ter altura mínima de 1,60 metros (homens) e 1,55 metros (mulheres).

Para o Quadro Complementar, a idade máxima é 32 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula. Para os capelães, a idade deve estar entre 30 e 40 anos, até o término do curso de formação. Candidatos médicos, dentistas e farmacêuticos devem ter até 32 anos. O concurso inclui provas de Língua Portuguesa, História do Brasil, Geografia do Brasil.

Já a Marinha tem concurso aberto para 174 vagas para oficiais de carreira. As oportunidades estão distribuídas em seis editais nas áreas de Medicina, Odontologia, Saúde, Apoio à Saúde, Técnica, Engenharia e Capelania. Para a maioria das vagas, os candidatos devem ter entre 18 e 35 anos até 30 de junho de 2026, além de ter concluído ou estar concluindo o curso superior e ser registrado no órgão fiscalizador da profissão, exceto para a área do Direito. A prova pedirá Conhecimentos Profissionais e Redação.

Concurso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) — Recentemente autorizado, o concurso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) não acontece com muita frequência. O certame oferecerá 110 vagas para níveis médio e superior, distribuídas entre cargos de pesquisador, técnico I, tecnologista e professor do magistério superior. Embora os detalhes específicos ainda não tenham sido divulgados, espera-se que as disciplinas cobradas estejam alinhadas com as exigências técnicas e acadêmicas dos respectivos cargos.