cassio-von-gal

09/04/2025

ABBC anuncia novo presidente do Conselho para o biênio 2025-2027

Eleito presidente do Conselho da ABBC, Cassio von Gal traz a experiência de três mandatos como vice-presidente (2003–2005 e 2021–2025).

A Associação Brasileira de Bancos(ABBC) elegeu, no dia 08 de abril (terça-feira), Cassio von Gal como presidente do Conselho de Administração para o biênio 2025-2027. Eduardo Guimarães assumirá a vice-presidência.

Cassio já ocupou a vice-presidência da ABBC em três mandatos: entre 2003 e 2005, e nos dois ciclos mais recentes, de 2021 a 2023 e de 2023 a 2025. Atualmente, é vice-presidente executivo do Banco BOCOM BBM.

Com mais de quatro décadas de trajetória no mercado financeiro, é engenheiro civil formado pela Universidade Mackenzie e tem passagens por instituições como o Banco Francês e Brasileiro, The First National Bank of Boston, Norchem – Banco Noroeste Chemical de Investimento, além de ter sido diretor no Banco Chase Manhattan, Banco BMC e Banco Fibra. Atuou também na direção da Galvão Participações. Desde 2012, integra o time do BOCOM BBM, onde atualmente é vice-presidente do Comitê Executivo, com atuação nas áreas de Captação, Relacionamento Institucional, Fundos de Investimento, DCM e Comunicação Corporativa.

Como presidente do Conselho, Cassio von Gal será responsável por liderar as pautas institucionais e definir os rumos estratégicos da ABBC. Segundo ele, —assumir a presidência é motivo de orgulho e de grande responsabilidade. Tenho clareza de que o papel da associação é cada vez mais estratégico em um setor que se transforma com rapidez e exige posicionamento, escuta ativa e capacidade de articulação—.

O novo vice-presidente do Conselho, Eduardo Barcelos Guimarães, é diretor do Banco Industrial do Brasil S.A. e executivo com mais de 50 anos de experiência no mercado financeiro. Com sólida visão estratégica e amplo conhecimento técnico, Eduardo reforça a liderança da entidade neste novo ciclo.

A ex-presidente do Conselho, Sílvia Scorsato, deu as boas-vindas ao novo presidente e vice-presidente, destacando a competência de ambos. —Nos últimos anos, fortalecemos nossa governança e ampliamos a representatividade institucional, sempre atentos às demandas dos associados, antecipando transformações e promovendo a inovação. Tenho plena confiança de que Cassio von Gal e Eduardo Barcelos Guimarães darão continuidade a esse trabalho, preparados para enfrentar os novos desafios do sistema financeiro— declarou. Sílvia seguirá contribuindo com a associação como membro do Conselho de Administração.

Leandro Vilain assumiu neste mês de abril a gestão executiva da ABBC, após ser eleito CEO em março. Com dedicação exclusiva à entidade, ele passa a compor a nova estrutura de liderança.

ABBC — A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) é uma entidade sem fins lucrativos, instituída em 1983 para contribuir com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e gerar benefícios a seus associados e à sociedade em geral como colaboradora no desenvolvimento econômico sustentável do Brasil. A ABBC tem mais de 100 instituições associadas (entre bancos, cooperativas de crédito, fintechs e financeiras) e está entre as maiores entidades representativas do SFN. Faz parte do escopo da associação a prestação de serviços voltados para a otimização de atividades, a redução de custos operacionais, a observância regulatória e a promoção de ações de cunho educacional, visando capacitar profissionais que tenham relacionamento com o setor. Entre os pilares estratégicos da instituição estão as ações de ESG, liderança feminina, cibersegurança e prevenção a fraudes.