Alta de 12% ante 2023. A companhia celebra resultados positivos e aposta na inovação e na sustentabilidade para se manter na liderança. Investimentos estratégicos impulsionaram um dos melhores resultados da última década da companhia.
A Whirlpool, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, encerrou 2024 com resultados expressivos, consolidando sua posição como líder do setor de eletrodomésticos no Brasil. A receita de R$12,9 bilhões representa um crescimento de 12% em relação a 2023. Com isso, a companhia alcançou um dos melhores desempenhos da última década. O avanço foi impulsionado pelo crescimento do mercado, pelo ganho de market share, principalmente no Brasil, e pela inovação em sustentabilidade, de ponta a ponta.
—Nossos resultados positivos em 2024 derivam dos investimentos feitos nos últimos dois anos. Foram R$450 milhões de reais investidos, em capital, nas fábricas, e R$400 milhões com custos em inovação, P&D e automação. Independente do cenário econômico, a companhia aloca de 3% a 4% do faturamento anual no desenvolvimento de novos produtos. Em 2024, Brastemp, Consul, e KitchenAid lançaram 44 produtos inovadores, especialmente, no contexto da sustentabilidade. Dos 41 produtos lançados pela Brastemp e pela Consul, 25 oferecem ainda mais economia de energia e, sete, ainda mais economia de água — revela Gustavo Ambar, gerente-geral da Whirlpool Brasil.
—Hoje, cerca de 60% da nossa receita é proveniente da venda de produtos inovadores. Seguimos investindo neste ciclo de prosperidade, apesar dos desafios macroeconômicos, e acreditamos na trajetória de sucesso, seguros do nosso papel e responsabilidade como líderes de mercado —completa o executivo.
Dados da Gesellschaft für Konsumforschung (GFK), empresa alemã de estudos de mercado que fornece dados e inteligência para a indústria de bens de consumo, e que lê mais de 90% do varejo no Brasil, as categorias consideradas no T3 — máquinas de lavar, fogões e refrigeradores — cresceram 12% em vendas em 2024, e a Whirlpool cresceu 14%. Com isso, a companhia avançou um ponto percentual de market share alcançando 38% de participação no T3, em 2024.
Além de inovação com propósito e impacto positivo significativo nos lares brasileiros, a Whirlpool se diferencia no pós-venda, por exemplo, ao oferecer o “next day delivery”, que será ampliado para grandes cidades de todo o Brasil em 2025, além de garantia estendida de até 3 anos, serviços de instalação disponíveis a qualquer momento após a compra, e uma ampla oferta de peças e acessórios em seus canais de venda direta.
Manufatura nacional, moderna e otimizada — Com a flexibilização da fábrica de Joinville, em 2024, a empresa aumentou sua produção e reduziu custos, destacando-se, por exemplo, na oferta do modelo Frost Free Consul de baixa capacidade. A companhia se orgulha em ter 90% da produção feita em território nacional. Além disso, a empresa investe em redução de custos por meio da renovação de seu portfólio para melhorar a competitividade e eficiência energética, incluindo também a otimização de matéria-prima e maior eficiência operacional.
Sustentabilidade de ponta a ponta — Conectado ao core business da companhia, o Programa Individual de Logística Reversa de Brastemp está completando dois anos e é gratuito. O sistema, em parceria com a Circular Brain, recolhe, em casa, eletroeletrônicos com mais de 30 quilos, de todas marcas, em 100% dos municípios do Brasil. E também estão disponíveis mais de 15 mil Pontos de Entrega Voluntária, em todo país, para o descarte de produtos abaixo de 30kg. Entre 2023 e 2024, foram recolhidas e tratadas mais de 55 mil toneladas de resíduos eletroeletrônicos, o que equivale ao volume de resíduo comum gerado por 144 mil pessoas em um ano.
No quesito eficiência energética, a planta de Joinville passou a atuar com 100% de energia limpa e certificada, marco que as unidades de Manaus e Rio Claro já haviam atingido em 2022. Com a conversão das três unidades, houve a redução de aproximadamente 6,4 mil toneladas de CO2 equivalente/ano nas plantas do Brasil. Além disso, todas as plantas no Brasil operam com 98% de recirculação de água e, desde 2023, são livres de resíduos para aterros. Em nível global, em 2025, pelo terceiro ano consecutivo, a Whirlpool Corporation foi nomeada para o Índice Global de Sustentabilidade Dow Jones.
Perspectivas para 2025: excelência e exportação para Argentina e Colômbia — Este ano, a Whirlpool se concentrará em consolidar sua liderança nas categorias de cozinha e lavanderia, com um foco na excelência operacional e em objetivos estratégicos alinhados às necessidades do consumidor. A Companhia investirá em soluções que otimizem o processo de compra e a experiência do consumidor em todos os pontos de contato. A exportação de produtos fabricados no Brasil, com foco na Argentina e Colômbia, também será uma das prioridades para o próximo ano.
Com foco em inovação, sustentabilidade e excelência operacional, a Whirlpool continua focada em fortalecer sua liderança de mercado. Por meio de produtos e soluções que combinam tecnologia, eficiência e design, a empresa reafirma seu compromisso em melhorar a vida doméstica de milhões de consumidores, oferecendo experiências que facilitam o dia a dia e contribuem para um futuro mais sustentável.
Whirlpool Corporation — A Whirlpool Corporation (Nyse: WHR) é uma das principais empresas de eletrodomésticos e está em constante busca para melhorar a qualidade de vida em casa. Como a maior fabricante de eletrodomésticos com sede nos Estados Unidos, a empresa está impulsionando inovações significativas para atender às necessidades dos consumidores, que estão em constante evolução, por meio de seu icônico portfólio de marcas, incluindo Whirlpool, KitchenAid, JennAir, Maytag, Amana, Brastemp, Consul e InSinkErator. Em 2024, a empresa reportou aproximadamente $17 bilhões em vendas, com quase 90% delas nas Américas, contando com 44 mil funcionários e 40 centros de pesquisa e tecnologia. | WhirlpoolCorp.com.