Movimento estratégico fortalece a presença da Lenarge em soluções de transporte sustentável e amplia atuação para novos serviços.
A Lenarge, uma das maiores empresas de transporte do Brasil, anuncia a aquisição da Zero Carbon Logistics, referência global em logística sustentável e pioneira na implementação de veículos 100% elétricos e movido a Gás Natural Liquefeito (GNL). A movimentação fortalece a presença da Lenarge em soluções de transporte sustentável e amplia para todo o Brasil seu novo leque de serviços, incluindo armazenagem e transporte MRO, para os segmentos de mineração, siderurgia, agronegócio e indústria pesada.
Com a aquisição, o grupo passa a contar com mais de 2.000 colaboradores e uma frota combinada de mais de 3.000 equipamentos, além de uma solução inovadora para monitoramento e redução de emissões. A projeção é alcançar R$ 2 bilhões de faturamento já no primeiro ano, que representa 30% de aumento para a Lenarge, consolidando o grupo como uma potência em logística sustentável no Brasil.
Expansão com inovação e tecnologia — Com a incorporação da Zero Carbon, a Lenarge passa a contar com um portfólio mais diversificado e segmentos nos quais a Zero Carbon já possui forte presença e expertise como o transporte de MRO, Armazenagem, locação de caminhões e equipamentos 100% elétricos. A combinação das operações permitirá que o grupo atenda de forma ainda mais completa às demandas logísticas de seus clientes em todo o território nacional, oferecendo funcionalidades essenciais para empresas que buscam mitigar impactos ambientais e contabilizar emissões no escopo 3 de seus inventários de carbono.
—Essa aquisição é um marco na história da Lenarge. Estamos trazendo para dentro da nossa operação uma empresa inovadora, alinhada às melhores práticas ESG e com um portfólio de certificações que reforça nosso compromisso com um transporte mais sustentável e eficiente. Com essa integração, aceleramos nossa transformação digital e consolidamos um modelo de logística que alia escala, tecnologia e responsabilidade ambiental— destaca Márcio Moraes, presidente da Lenarge.
Compromisso com a sustentabilidade —Com a incorporação da Zero Carbon Logistics, a Lenarge reforça seu compromisso com um modelo de transporte mais eficiente e ambientalmente responsável. A empresa agora passa a contar com um portfólio robusto de soluções sustentáveis, alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Além disso, a expertise da Zero Carbon em eletrificação de frotas e certificações ambientais — incluindo 5 certificações ISO, o selo Sistema B e a certificação Ouro no PLVB — fortalece ainda mais a posição da Lenarge como líder na transição para uma logística de baixo carbono no Brasil.
Para Felipe Marçal Cota, CEO da Zero Carbon Logistics, a união das empresas acelera a transformação sustentável do setor: —A Zero Carbon sempre teve a missão de conciliar crescimento sustentável com eficiência. Agora, com a força da Lenarge, temos ainda mais capacidade de escalar nossas soluções tecnológicas e oferecer ao mercado um modelo de logística realmente inovador e comprometido com o futuro—.
—A chegada da Zero Carbon ao grupo Lenarge nos permite ampliar nossa capacidade de inovação e acelerar a transformação sustentável do setor. Estamos prontos para atender clientes que exigem eficiência operacional sem abrir mão da responsabilidade ambiental— finaliza Moraes.
Zero Carbon — A Zero Carbon Logistics é reconhecida como uma das empresas de logística mais sustentável do Brasil, unindo agilidade operacional à compensação total de carbono em seus processos. Com quase 40 anos de atuação no mercado, a companhia começou a incorporar veículos elétricos em sua frota em 2016, reforçando seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade. A Zero Carbon foi a única empresa de logística convidada a participar da COP 27, no Egito, e da COP 28, nos Emirados Árabes, o que demonstra o seu reconhecimento internacional.
Lenarge — A Lenarge percorre anualmente mais de 100 milhões de quilômetros pelas estradas do país, transportando 15 milhões de toneladas de cargas essenciais para setores como siderurgia, mineração, construção civil e agronegócio, entre outros.