eduardo-sattamini-mauricio

03/04/2025

Engie anuncia transição na liderança e reforça seu compromisso com o crescimento sustentável

Eduardo Sattamini assume como country manager do Grupo Engie no Brasil, sucedendo Maurício Bähr, e mantendo sua atual função de diretor-presidente da Engie Brasil Energia (EBE). Maurício Bähr mantém sua posição de Presidente do Conselho de Administração da EBE, da Jirau Energia e da Transportadora Associada de Gás (TAG). Mudança reflete a relevância da continuidade da estratégia de longo prazo da Companhia no país.

A Engie anuncia mudanças em sua estrutura de liderança, com a transição de cargos no dia 1º de abril (terça-feira). As alterações reafirmam o compromisso do Grupo Engie com a continuidade da sua estratégia de longo prazo no Brasil, um dos mercados mais relevantes em que atua no segmento de renováveis e infraestrutura de transmissão em todo o mundo.

Eduardo Sattamini, com 25 anos de carreira na companhia, atual diretor-presidente da Engie Brasil Energia (EGIE3), passa a agregar às suas responsabilidades atuais a posição de country manager da Engie no Brasil. Ele substitui Maurício Bähr, que continuará a exercer um papel estratégico no grupo como presidente dos Conselhos de Administração da EBE, da Jirau Energia e da TAG.

—Após quase 30 anos liderando a Engie no Brasil, estou confiante de que a sucessão foi cuidadosamente planejada ao longo dos últimos anos e está em plena conformidade com nossos objetivos de crescimento e sustentabilidade. A transição foi feita de forma estratégica, garantindo que a Engie siga firme no caminho da liderança no setor de energia— diz Bähr.

— Estou muito entusiasmado em assumir o desafio. Agradeço profundamente à gestão de Maurício Bähr, que construiu uma trajetória extraordinária para o Grupo Engie. Estou comprometido com a continuidade da execução da nossa estratégia de longo prazo, para seguirmos entregando resultados sustentáveis no país —explica Sattamini.

Engie — A Engie é um importante player na transição energética e tem como propósito acelerar a transição para uma economia neutra em carbono. Com 98 mil colaboradores em 30 países, o Grupo abrange toda a cadeia de valor da energia, da produção à infraestrutura e vendas. A Engie combina atividades complementares: produção de eletricidade renovável e gás verde, ativos de flexibilidade (principalmente baterias), redes de transmissão e distribuição de gás e eletricidade, infraestruturas locais de energia (redes de aquecimento e resfriamento) e fornecimento de energia para domicílios, autoridades locais e empresas. A cada ano, a Engie investe mais de 10 bilhões de euros para impulsionar a transição energética e alcançar sua meta net-zero em carbono até 2045. Faturamento em 2024: 73,8 bilhões de euros.

No Brasil, a Engie , empresa líder em energia 100% renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. A empresa possui cerca de 13 GW de capacidade instalada, provenientes de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa. O Grupo ainda dispõe de uma empresa focada em consultoria e oferta de soluções sustentáveis de iluminação pública, gestão de energia, eficiência energética e redução de emissões.

A Engie é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás – TAG, concluída em 2020.

A Engie teve no país, em 2024, um faturamento de R$ 12,3 bilhões, e somava 2.800 colaboradores.

A Engie está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia, a Engie Brasil Energia, cujo ticker é o EGIE3. Além de integrar o Novo Mercado da B3, a Companhia é uma das únicas empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a Engie Brasil Energia foi incluída no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono. A Companhia também recebeu, em maio de 2024, a certificação Great Place to Work, um reconhecimento que valida o compromisso contínuo da empresa de criar um ambiente de trabalho positivo e inclusivo para todos.

O Grupo é negociado nas bolsas de valores de Paris e Bruxelas (ENGI) e está representado nos principais índices financeiros (CAC 40, Euronext 100, FTSE Euro 100, MSCI Europe) e não financeiros (DJSI World, Euronext Vigeo Eiris – Europa 120 / França 20, MSCI EMU ESG screened, MSCI Europe ESG Universal Select, Stoxx Europe 600 ESG-X).