E avança com retirada de motor. Tuneladora percorreu mais de 4.324 quilômetros desde o início dos trabalhos em novembro de 2022.
Acciona , empresa global que desenvolve soluções de infraestrutura sustentáveis, concluiu mais um marco na obra da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade, e removeu com sucesso o motor completo da tuneladora norte (TBM) no último dia 26 de março. Chamado de “acionamento”, a peça é composta por 14 motorredutores de 280 KW e 690 V e pesa mais de 178 toneladas.
O processo de desmontagem da TBM norte começou no dia 20 de fevereiro(quinta-feira) na Estação Brasilândia e deve durar cerca de dois meses, com a retirada sendo feita peça por peça. A primeira parte removida foi a roda de corte, uma das mais emblemáticas do equipamento, que pesava sozinha mais de 200 toneladas. Ao todo, estima-se que serão 30 peças grandes, incluindo ainda escudos, reboques, o eretor, entre outros.
A TBM Norte é um equipamento para realizar as escavações em solo, pesa duas mil toneladas e tem 109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,6 metros. A máquina possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares.
Após percorrer 4.324 metros desde o poço VSE Tietê, de onde partiu em 15 de novembro de 2022, até a Brasilândia, a tuneladora norte está sendo desmontada e ficará à disposição das futuras linhas de metrô de São Paulo.
A Acciona é uma empresa global, líder no fornecimento de soluções regenerativas para uma economia descarbonizada. Sua oferta de negócios inclui energia renovável, tratamento e gerenciamento de água, sistemas de transporte e mobilidade ecoeficientes, infraestruturas resilientes etc. A empresa é neutra em carbono desde 2016. Acciona registrou vendas de 19,19 milhões de euros em 2024 e conta com presença de negócios em mais de 40 países. | www.acciona.com.br