edson-garcia

02/04/2025

Marisa reverte prejuízo e tem lucro líquido consolidado de R$ 5,8 milhões no 4T24

Ebitda chega a R$ 120 milhões. O lucro bruto consolidado também apresentou uma performance de alta, crescendo 7%, frente ao mesmo período de 2023 e 51% em comparação com o último trimestre.

A Marisa teve um lucro líquido consolidado de R$ 5,8 milhões, comparado ao prejuízo líquido de R$ 112,0 milhões registrado no quarto trimestre de 2023. Com isso, a empresa voltou a apresentar lucro após 12 trimestres de prejuízo, consolidando a reestruturação bem-sucedida e o novo momento da companhia.

No quarto trimestre de 2024 o indicador de Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, sigla em inglês) ajustado consolidado da Marisa registrou um forte movimento de alta e chegou a R$ 120,2 milhões, com margem de 26%, representando um salto de R$ 175,6 milhões em comparação ao Ebitda negativo do quarto trimestre de 2023. Esse resultado é fruto da reestruturação comercial e da eficiência operacional da companhia, refletindo-se na receita líquida e na maior diluição das despesas com vendas, gerais e administrativas, cuja participação na receita líquida consolidada apresentou uma redução de 18 pontos percentuais em relação ao quarto trimestre de 2023.

Após passar por um processo de reposicionamento e voltar a focar na classe C, a Marisa registrou uma receita líquida de R$ 468,40 milhões no quarto trimestre de 2024, uma alta de 13% em relação ao mesmo período do ano passado. O lucro bruto também apresentou um avanço e cresceu 7% frente ao mesmo período do ano anterior, registrando R$ 246,8 milhões.

As vendas nas mesmas lojas apresentaram um aumento de 19% frente ao mesmo período do ano passado, e foram resultado do conjunto de fatores citados acima, além da continua melhora dos estoques em loja e da mudança na comunicação e visual merchandising, que contribui para uma maior atração de clientes e fortalecimento da confiança na marca, que foi um diferencial para o aumento das vendas.

—Hoje estamos celebrando um marco transformador: o retorno à lucratividade, consolidando os resultados de uma reestruturação bem-sucedida e um novo momento para a Marisa. Posso dizer em nome de toda a Marisa que estamos extremamente satisfeitos com os resultados alcançados neste trimestre. Reforço que toda a empresa está incansável pela busca dos resultados positivos e crescentes. Seguimos construindo o futuro com dedicação, sempre prontos para encantar, inovar e crescer. Sabendo que estamos somente no início desta jornada e que o trabalho só começou—comenta Edson Garcia, CEO da Marisa.

A empresa também implementou um programa de renegociação de dívidas com fornecedores e quitou 100% dos compromissos em 2024. Essa iniciativa restaurou a confiança na cadeia de suprimentos, normalizando o abastecimento das lojas e recompôs estoques com produtos alinhados às necessidades do novo público-alvo e com melhores condições de pagamento que beneficiaram a liquidez financeira da marca.

—Enfrentamos os desafios como uma oportunidade de evolução. Redefinimos nosso foco, normalizamos o abastecimento, mudamos a comunicação, aprimoramos a experiência de compra de nossas clientes e fortalecemos nossa operação. O resultado é uma Marisa mais rentável, competitiva e preparada para um crescimento sustentável —reforça Garcia.

O executivo acrescenta que o objetivo da empresa é continuar oferecendo produtos de qualidade com o melhor custo-benefício possível e dessa forma fortalecer a autoestima da mulher, proporcionando acesso à moda, a ela e sua família.

Marisa — Há mais de 75 anos, a Marisa é referência em apresentar moda brasileira de forma acessível, para todos os estilos, e em oferecer serviços que aproximam seu público à marca, através de um cuidado único e de mulher para mulher. Uma das principais varejistas de moda do país, segue uma estratégia omnichannel, contando com lojas físicas e canais digitais, e cumpre seu propósito de fortalecer a autoestima da mulher, apoiando a realização de seus sonhos e conquistas. A Marisa atende a mulher versátil com seus múltiplos estilos, qualidade, preço e diversidade de itens para todas as ocasiões, ofertando também o acesso a crédito e serviços. Comprometida com a frente ESG na moda, a marca investe em iniciativas socioambientais e foca na ampliação de boas práticas de diversidade e inclusão para os públicos interno e externo.