O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ), Gustavo Tutuca, esteve esta semana na região da Costa do Sol, onde cumpriu uma agenda estratégica para fortalecer o turismo e a economia criativa. Um dos destaques da visita foi a entrega de 129 carteiras do artesão, através do Programa Estadual do Artesanato, em Búzios, reconhecendo formalmente os profissionais da região e ampliando as oportunidades de acesso a feiras, políticas públicas e programas de incentivo ao artesão fluminense.
Atualmente, a Costa do Sol conta com 3.214 artesãos cadastrados no Programa Estadual do Artesanato, o que representa cerca de 13% dos mais de 24 mil em todo o estado, consolidando a região como um dos principais polos de produção artesanal do estado.
Durante a passagem pela região, Tutuca também se reuniu com o prefeito de Rio da Ostras, Carlos Augusto, e com o secretário de Turismo de Búzios, Thomas Weber, para alinhar ações conjuntas e construir um calendário integrado de eventos, com foco na promoção regional e na atração de visitantes durante todo o ano. Um dos compromissos firmados foi o apoio da Setur-RJ à 20ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, um dos maiores eventos culturais do estado, que movimenta a cidade e atrai turistas do Brasil e do exterior.
—Nosso trabalho é valorizar quem faz o turismo acontecer no dia a dia, como os artesãos, e estruturar políticas que integrem os municípios e aumentem o fluxo de visitantes o ano inteiro. A Costa do Sol tem um enorme potencial, com destinos consolidados, cultura rica e eventos que movimentam a economia. Vamos seguir apoiando e investindo nessa região que é estratégica para o Rio de Janeiro, como determinado pelo governador Cláudio Castro (PL) — destacou o secretário Gustavo Tutuca.
A Costa do Sol lidera as buscas para o feriado da Semana Santa, segundo a plataforma Omnibees. Búzios aparece como a terceira cidade mais procurada do país, com 91 milhões de buscas, atrás apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Também se destacam Cabo Frio (12 milhões), Arraial do Cabo (6 milhões) e Macaé (2 milhões), consolidando a região como um dos principais destinos turísticos do estado.
É uma enorme satisfação contar com a presença do Tutuca em nossa cidade, sabemos da importância do artesanato para o turismo, e o quanto essa classe merece ser valorizada. E essa união de forças de Estado e município, vai contribuir para fomentar o desenvolvimento econômico da nossa cidade – destacou Thomas Weber, secretário de Turismo de Armação dos Búzios.
O ranking de carteiras do artesão na Costa do Sol: Araruama — 135; Arraial do Cabo — 168; Carapebus — 74; Casimiro de Abreu — 155; Búzios —275; Cabo Frio — 610; Iguaba Grande — 72; Macaé — 304; Maricá — 331; Rio das Ostras — 402; Quissamã —235; Saquarema — 185; São Pedro da Aldeia — 268.