Favorecendo as importações para as indústrias da região. Outros R$ 60 milhões serão destinados ao terminal de Rondonópolis (MT) para acompanhar o aumento do fluxo no mercado interno.
Até 2030, a Brado vai investir R$ 260 milhões nos terminais de Sumaré (SP) e Rondonópolis (MT), com a maior parte do valor (R$ 200 milhões) destinada à unidade do interior paulista. Os investimentos fazem parte do projeto Carrossel e serão concentrados no aumento da capacidade estática do terminal, bem como na infraestrutura logística, contribuindo diretamente para a eficiência de descarga dos caminhões em Sumaré.
Hoje a unidade de Sumaré é capacitada para receber 150 caminhões/dia, a expectativa é que esse número salte para 400 caminhões/dia nos próximos anos.
—As melhorias vão abrir um novo mercado com grande potencial: a importação de insumos para as indústrias da região, no fluxo Santos – Sumaré— afirma Luciano Johnsson, CEO da Brado. 0ùSerá o principal investimento da Brado nos próximos 5 anos — completa.
Nova logística para o desenvolvimento regional —Composta por 90 municípios, entre eles Sumaré, a Região Administrativa de Campinas é a maior contribuinte para a riqueza industrial do Brasil, conforme estudo da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), baseado na Pesquisa Industrial Anual (PIA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2021, a RA de Campinas respondeu por 11,8% do Valor de Transformação Industrial (VTI) do país, que atingiu a soma de R$ 2,2 trilhões.
A importação entre Santos e Sumaré será realizada na rota de retorno das operações de exportação do maior porto da América Latina, tornando-se uma alternativa multimodal para agilizar o fluxo de contêineres. —O terminal da Brado em Sumaré é um entroncamento ferroviário, conectando não apenas as regiões Centro-Oeste e Norte aos portos de Santos e Itaguaí (RJ), mas também os portos entre si e o agro à indústria— diz Johnsson.
Cerca de 50% dos investimentos serão aplicados novos pórticos equipados com tecnologia de automação para Sumaré e Rondonópolis. Os chamados RTGs ou RMGs são guindastes usados para movimentar e empilhar contêineres, reduzindo o tempo da operação e otimizando o espaço no pátio, porque são capazes de empilhar mais contêineres numa mesma coluna.
A compra equipamentos foi oficializada em novembro de 2024 com a empresa chinesa Jiangsu Rainbow Industrial Equipment (RIC), fornecedora da marca Genma-Kalmar. A previsão é que três deles sejam instalados e entrem em operação no início de 2026, dois no terminal do interior paulista e um no de Mato Grosso.
—Estamos entusiasmados com a parceria estabelecida com a Jiangsu Rainbow para a primeira operação automatizada de RTG em ferrovias na América Latina. Esse acordo representa um passo significativo na modernização e eficiência dos nossos terminais, transformando a experiência da operação e estabelecendo um novo padrão de excelência no setor— diz Michelle Braga, gerente executiva de suprimentos da Brado.
Representante da Rainbow no Brasil, a GV Logística fará a manutenção dos equipamentos. —Forneceremos suporte abrangente por meio de nossos técnicos especializados em guindastes Genma-Kalmar, garantindo o sucesso deste projeto de guindaste de pórtico automatizado para a Brado e seus clientes.— O negócio contou ainda com a consultoria da empresa JC Platero, que forneceu orientação técnica e estratégica durante o processo.
O restante do investimento em Sumaré será aplicado em obras de construção de escritório, armazéns e ampliação de áreas de pátio e habilitação do terminal para operar como Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex). Em Rondonópolis, está prevista a ampliação do pátio. Em ambos os terminais haverá implementação de sistemas e ferramentas de tecnologia para suportar o crescimento das operações.
Brado — A Brado é referência nacional em serviços de logística multimodal. Tem estrutura própria composta por 21 locomotivas, mais decinco mil contêineres e 2,2 mil vagões, equipamentos, armazéns e terminais, complementadas por meio de parcerias estratégicas nos principais centros de consumo do país. Com atuação cada vez mais adaptada às necessidades do mercado de importação, exportação e mercado interno, a empresa preza pela excelência na movimentação de contêineres no Brasil, focada na integração multimodal.