navio-terminal-vast

29/03/2025

Vast e Be8 assinam acordo para desenvolver mercado de biocombustíveis para navegação

Acordo prevê estudos para que a Vast forneça infraestrutura logística no Terminal de Líquidos do Açu e conecte a Be8 às distribuidoras de combustíveis e clientes do Porto do Açu para fomentar esse novo mercado.

A Vast Infraestrutura e a Be8, empresa líder em produção de biodiesel, anunciaram no dia 26 de março (quarta-feira) a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) que visa desenvolver o mercado de biocombustíveis para o setor marítimo no Porto do Açu, localizado no Norte do estado do Rio de Janeiro. Hoje, o Porto é o segundo maior em movimentação de embarcações no país. Em 2024, mais de 7,3 mil navios acessaram o Açu.

—Esta nova parceria com a Vast nos permite trabalhar com o biodiesel, que pode ser usado para o bunker ofertado aos navios, e o novo Be8 Bevant®, para avançar na descarbonização das operações de gestão do porto —destacou Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8. —O Be8 BeVant® foi desenvolvido para atender justamente as empresas que consomem grandes volumes de combustíveis fósseis e que desejam uma solução que pode ser global para reduzir as emissões no curto prazo substituindo em 100% o diesel —explica Battistella

Bunker com 24% de biodiesel — A adição de biodiesel nos combustíveis marítimos tradicionais, como óleo diesel marítimo (MGO, na sigla em inglês) e óleo combustível de baixo teor de enxofre (VLSFO, na sigla em inglês), também conhecido como bunker, é uma das principais alternativas para a descarbonização do transporte marítimo, responsável por cerca de 3% das emissões globais de gases de efeito estufa. O uso da mistura não necessita de alterações nos motores das embarcações. Em 2024, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou pela primeira vez a comercialização de bunker com adição de até 24% de biodiesel.

—O Porto do Açu tem um papel relevante para fomentar a descarbonização do setor marítimo no Brasil. A Vast quer contribuir com duas trilhas principais: uma focada em prover combustíveis e misturas de baixo carbono e outra oferecendo alternativas de eletrificação para embarcações atracadas – iniciativa que já está sendo adotada desde 2024 em rebocadores que atuam no Terminal de Petróleo (T-Oil) da Vast— ressalta Eduardo Goulart, diretor comercial da Vast Infraestrutura.

O acordo prevê estudos para que a Vast forneça a infraestrutura necessária e conecte a Be8 às distribuidoras de combustíveis e clientes do Porto do Açu para fomentar esse novo mercado. O MoU também prevê estudos para avaliar se o Porto do Açu poderá ser uma alternativa para importação de insumos usados no processo de produção de biodiesel, como o metanol, e um novo ponto para exportação e cabotagem do produto final, suprindo os gargalos logísticos existentes no país atualmente.

Nos dois casos, o Terminal de Líquidos do Açu (TLA) da Vast será a infraestrutura utilizada para receber, armazenar e expedir as matérias-primas e o biodiesel. O Porto do Açu ainda tem área industrial disponível para futura instalação de plantas de armazenagem dos biocombustíveis produzidos pela Be8.

Vast Infraestrutura —A Vast Infraestrutura é uma companhia dedicada a oferecer infraestrutura e soluções logísticas para a movimentação de líquidos no Brasil. Líder no mercado de transbordo de petróleo, a empresa é responsável por movimentar cerca de 40% de toda a exportação de óleo cru no país. Com uma experiência consolidada em operações de transbordo de petróleo confiáveis e com baixo perfil de emissões de carbono no Porto do Açu, a Vast pretende se tornar também um vetor para a descarbonização do setor marítimo por meio de seu novo empreendimento, o Terminal de Líquidos do Açu (TLA), um hub para a movimentação e armazenagem de combustíveis líquidos, do presente e do futuro.

Be8 — A Be8 é uma empresa global de energias renováveis que implementa novas matrizes energéticas por meio de um ecossistema circular de inovação. Com foco em uma produção que garante um futuro com recursos naturais, a empresa faz entregas sustentáveis para as pessoas, os negócios e o planeta. A Companhia é integrante da holding ECB Group e foi fundada em 2005. A sede da Companhia fica em Passo Fundo (RS) e contamos com escritórios administrativos em São Paulo (SP), em Cuiabá (MT), em Genebra, na Suíça e em Dubai (Emirados Árabes Unidos), responsáveis por comercializar a nossa produção de Passo Fundo (RS), Marialva (PR), Nova Marilândia (MT), Floriano (PI), Santo Antônio do Tauá (PA), La Paloma (Paraguai) e Domdidier (Suíça).