usina-solar-eneva

29/03/2025

Eneva recebe prêmio I-REC na categoria Solar

Reconhecimento atesta a origem renovável da energia gerada pelo Complexo Solar Futura.

A Eneva, maior operadora privada de gás natural do Brasil, recebeu o prêmio como empresa que mais emitiu certificados International Renewable Energy Certificate (I-REC) na categoria Solar, reforçando sua atuação na oferta de soluções sustentáveis para o mercado para uma transição energética segura. O reconhecimento atesta a origem renovável da energia gerada pelo Complexo Solar Futura, na Bahia, que viabiliza a compensação de emissões de carbono por empresas que buscam operar com fontes limpas e rastreáveis.

A certificação amplia as oportunidades da Eneva no mercado de atributos ambientais, que tem registrado crescimento acelerado no Brasil devido à crescente demanda de empresas por energia renovável. Com o I-REC, a companhia passa a oferecer aos clientes uma solução reconhecida internacionalmente para comprovar o uso de energia renovável e atender às metas ambientais, sociais e de governança (ESG).

—O prêmio é o reconhecimento do nosso compromisso com a transição energética e a diversificação do portfólio. A certificação é, para os nossos clientes, a garantia de que recebem uma solução eficaz para reduzir suas emissões e operar de forma mais sustentável— afirma Glauber Vignero, gerente comercial da Eneva.

Emitido pelo Instituto Totum, o I-REC assegura a rastreabilidade da energia renovável, com cada unidade representando 1 MWh de eletricidade gerada por fontes limpas. O certificado agrega valor às operações industriais e corporativas, em um momento em que grandes consumidores buscam soluções que atendam a padrões internacionais de sustentabilidade.

Complexo Solar Futura: expansão da geração renovável — O Complexo Solar Futura foi adquirido pela Eneva em 2022 como parte da estratégia da companhia de ampliar sua participação no mercado livre de energia e de diversificar a matriz elétrica. Com 1,4 milhão de placas fotovoltaicas distribuídas em uma área de 1.600 hectares — equivalente a mais de 1.500 campos de futebol —, o empreendimento elevou em 8% a capacidade total de geração solar centralizada no Brasil desde sua entrada em operação comercial.

—A expansão da geração renovável é um passo estratégico para a Eneva, alinhado à nossa visão de longo prazo. O prêmio consolida a nossa posição como um player relevante na transição energética —acrescenta Glauber Vignero.