usina-parnaiba-eneva

29/03/2025

Eneva anuncia proposta de novos integrantes para Conselho de Administração

A Eneva, maior operadora privada de gás natural e de usinas termoelétricas do Brasil, informa que na próxima Assembleia Geral Ordinária (AGO), marcada para dia 30 de abril (quarta-feira), serão submetidos para aprovação dois novos nomes para compor o Conselho de Administração.

Caso aprovados, juntam-se ao conselho André Esteves, sócio sênior e Chairman do BTG Pactual, e Rodrigo Alves, da área de capital privado do BTG Pactual. Os dois executivos vão substituir Marcelo Medeiros, da Cambuhy, e Felipe Gottlieb sócio da área de private equity do BTG Pactual, que passa a integrar o comitê de finanças. Permanecem no conselho o chairman Philippe Reichstul, Guilherme Bottura, Renato Mazzola, Barne Laureano e Jose Afonso Castanheira.

—”Participar da trajetória da Eneva foi um enorme privilégio. Ao longo desses anos, vimos a companhia crescer de forma robusta, com seu valor de mercado evoluindo de cerca de R$ 2 bilhões para aproximadamente R$ 24 bilhões. Esse avanço é reflexo do trabalho consistente de um time competente, da adoção de um modelo de negócios sólido e de uma governança que sempre buscou preservar os interesses dos acionistas— avalia Marcelo Medeiros.

A rotação dos conselheiros faz parte de um processo acordado pelos acionistas em 2024, que incluiu a incorporação, pela Eneva, de ativos de geração antes pertencentes ao BTG Pactual e um aumento de capital.

A Eneva acredita que a nova composição do CA vai contribuir favoravelmente para acelerar a tomada de decisões estratégicas na companhia, promover uma alternância saudável na governança, além de reforçar o compromisso dos acionistas de referência com o crescimento da plataforma de energia da empresa.

Os novos indicados ao Conselho trazem ampla experiência no setor financeiro e corporativo. Sócio sênior e presidente do Conselho do BTG Pactual, André Esteves é reconhecido por sua renomada expertise no mercado financeiro e capacidade de análise e impacto positivo na economia real; enquanto Rodrigo Alves, sócio do BTG Pactual e integrante da área de Private Equity, está no banco há 17 anos e liderou diversas operações de investimento no setor de infraestrutura.

Eneva — A Eneva é operadora privada de gás natural onshore no país, combustível fundamental para a segurança energética. Brasileira, a companhia atua na exploração, produção e no fornecimento de energia. Opera 15 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM), totalizando uma área de concessão superior a 63 mil km², a maior do Brasil. Possui um parque de geração com 6,8 GW de capacidade contratada, incluindo termelétricas nos estados do Maranhão, Ceará, Sergipe, Roraima, Espírito Santo e o Complexo Solar Futura, na Bahia.