Instituição reforça presença internacional com nova classificação de crédito e parceria estratégica com a JP-MIRAI.O Banco do Brasil foi a primeira instituição financeira brasileira a estabelecer operações no Japão, em 1972.
O Banco do Brasil reforçou sua atuação internacional com dois importantes marcos anunciados em Tóquio durante o Fórum Econômico Brasil-Japão. A instituição se juntou a cerca de 500 empresários e líderes do setor financeiro para discutir oportunidades de cooperação econômica entre os dois países.
A presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, integrou a comitiva que está no Japão para encontros e assinaturas de acordos estratégicos em ciência, tecnologia, saúde e educação. Durante o Fórum Econômico Brasil-Japão, o BB formalizou um Memorando de Entendimento (MOU) com a JP-MIRAI, parceria que impulsiona sua presença no mercado japonês, e anunciou a conquista de uma classificação de crédito de grau de investimento da Japan Credit Rating Agency (JCR), reconhecimento que fortalece sua posição no cenário financeiro asiático e amplia suas oportunidades de captação e negócios na região Ásia-Pacífico.
—O Banco do Brasil tem um compromisso histórico com as pessoas, com as comunidades que atendemos dentro e fora do país. Essa parceria com a JP-MIRAI reforça nosso propósito de apoiar, com responsabilidade e inclusão, a comunidade japonesa e os brasileiros que vivem no Japão, oferecendo soluções financeiras sustentáveis e acessíveis. Já a conquista do grau de investimento pela JCR é um marco que fortalece nossa capacidade de captação no mercado asiático, com custos mais competitivos. Esse reconhecimento fortalece nosso papel como ponte entre o Brasil e a Ásia—afirma Tarciana.
A assinatura do Memorando de Entendimento com a JP-MIRAI representa um passo importante para a atuação do Banco do Brasil no Japão. A parceria tem como objetivo ampliar a oferta de produtos financeiros voltados para sustentabilidade e impacto social, com destaque para o Donation Time Deposit, um produto que permite atender às expectativas dos investidores alinhados com práticas ESG, enquanto recebem juros sobre seus investimentos. A parceria visa apoiar iniciativas de responsabilidade social e inclusão financeira, beneficiando particularmente a comunidade latino-americana no Japão.
A concessão da classificação de crédito de “grau de investimento” pela JCR foi obtida por meio da atuação do Banco do Brasil no Japão. O reconhecimento reflete a solidez financeira da instituição, sua governança robusta e sua relevância estratégica para o comércio Brasil-Japão. Com essa classificação, o BB se torna ainda mais atrativo para investidores institucionais asiáticos, fortalecendo sua presença na região.
—O reconhecimento da JCR reforça a credibilidade internacional do Banco do Brasil e abre novas oportunidades para ampliarmos nossas atividades na região Ásia-Pacífico. Nossa presença no Japão é parte de uma estratégia sólida e bem-sucedida de internacionalização. A área internacional do BB tem atuado com protagonismo, sempre com soluções inovadoras e alinhadas às demandas dos mercados globais. Nossa rede externa exerce um papel fundamental no suporte aos clientes brasileiros, em especial as empresas exportadoras, segmento no qual o BB é líder— acrescenta Francisco Lassalvia, vice-presidente de Negócios de Atacado do BB.
Presença consolidada no Japão e perspectivas futuras — O Banco do Brasil foi a primeira instituição financeira brasileira a estabelecer operações no Japão, em 1972, e desde então tem desempenhado um papel fundamental na conexão entre os mercados brasileiro e japonês. Atualmente, mantém agências em Tóquio, Nagoia e Hamamatsu, além do serviço itinerante BB Móvel, que leva atendimento bancário a diversas regiões do país, proporcionando maior acessibilidade aos clientes.
Com a classificação de grau de investimento da JCR e a nova parceria com a JP-MIRAI, o BB se consolida como um player estratégico no mercado asiático, fortalecendo sua presença, reforçando seu compromisso com inovação, governança e sustentabilidade.
A atuação da instituição no Japão faz parte de um plano mais amplo de fortalecimento da sua presença global, diversificação e integração de suas operações internacionais, buscando sempre aprimorar a oferta de produtos e serviços a clientes, investidores e parceiros estratégicos em mercados-chave ao redor do mundo.
As instituições — JP-MIRAI: JP-MIRAI é uma instituição sem fins lucrativos renomada no Japão, vinculada à JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), conhecida por sua expertise em dar apoio às comunidades de trabalhadores estrangeiros no Japão. Através do Portal JP-MIRAI, a organização fornece recursos em vários idiomas, incluindo português, sobre trabalho, transporte, saúde, moradia e educação. Além disso, o JP-MIRAI Assist oferece consultas pessoais por telefone, chat ou e-mail para ajudar os estrangeiros a resolver problemas cotidianos e garantir seus direitos humanos.
JCR (Japan Credit Rating Agency): A JCR é uma das principais agências de classificação de crédito do Japão, responsável por avaliar a solvência de vários governos, empresas e instituições financeiras. As classificações da JCR são amplamente reconhecidas na região Ásia-Pacífico e influenciam decisões de investimento e financiamento.