Companhia destaca a importância da preservação de recursos naturais, reforçando ações de proteção em áreas de estresse hídrico.
Com o avanço das mudanças climáticas, a iniciativa privada busca soluções para mitigar seus impactos. Há 25 anos trabalhando com foco nesse propósito, a Ambev atua na preservação da água, com iniciativas que abrangem desde a produção de bebidas até a proteção de bacias hidrográficas. Ao longo dessa trajetória, a companhia tem mantido um olhar atento com a sustentabilidade no centro do negócio.
Em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a Ambev tem se dedicado, nos últimos anos, a garantir a disponibilidade e o uso sustentável da água. Um exemplo disso são as metas estabelecidas para a redução do consumo e a gestão hídrica, que resultaram em uma diminuição de mais de 50% nos processos de produção de cerveja no Brasil, nos últimos 20 anos.
Aliada à tecnologia, a companhia padronizou processos e instalou estações de reuso de água, usadas nos processos industriais. Além disso, cerca de 500 mil m³ de efluente tratado por mês são reaproveitados por comunidades nas regiões onde a Ambev atua, contribuindo para a economia de recursos hídricos das bacias locais. Como resultado alcançou sua meta de redução no consumo de água para a produção de cerveja um ano antes do previsto.
—A água é um recurso imprescindível não só para a companhia, como para a vida das pessoas. Olhar de forma cuidadosa e inteligente para este recurso não é algo que deve se limitar ao negócio. Por isso, acompanhamos de perto todas as mudanças e riscos e planejamos nossas ações para auxiliar a preservação dos recursos naturais e ampliar o impacto social positivo para o ecossistema —comenta Carla Crippa, vice-presidente de Impacto e Relações Corporativas da Ambev.
Soluções baseadas na natureza —As mudanças climáticas impactam diretamente na degradação das bacias hidrográficas. Diante desse desafio, a companhia estabeleceu a ambição de melhorar, de forma mensurável, a disponibilidade e a qualidade da água para 100% das comunidades em áreas de alto estresse hídrico com as quais se relaciona.
O projeto Bacias & Florestas é uma das principais iniciativas de sustentabilidade fora das operações da empresa e, há mais de uma década, atua na proteção de árvores nativas, garantindo seu monitoramento ao longo dos anos e preservando seu papel no ecossistema.
Ao lado da The Nature Conservancy (TNC) e World Wide Fund for Nature (WWF-Brasil), Fundação Avina além de parceiros e atores locais, comunidades, governos e entidades de pesquisa, a iniciativa já alcançou a marca de 2 milhões de árvores nativas plantadas nessas regiões, equivalente a 788 campos de futebol, cerca de 549 árvores plantadas por dia ou uma área 6 vezes maior que o Parque Ibirapuera, e segue comprometida com a recuperação hídrica e recuperação ambiental.
Proteção dos oceanos —Além de olhar para os rios, a Ambev promove iniciativas para proteger os oceanos por meio de uma de suas marcas premium, Corona. A cerveja, que está celebrando 100 anos, foi a primeira marca global de bebidas neutra em resíduos plásticos. E por ser nascida na praia e profundamente conectada com a natureza,Corona investe em ações para ajudar a preservar o meio ambiente, especialmente, os mares.
Em parceria com a Green Mining — uma startup pioneira em logística reversa inteligente — Corona lançou, em 2021, o Protect Paradise, uma iniciativa que tem como objetivo combater a poluição dos paraísos naturais do Brasil por meio de ações de conscientização para o descarte correto de resíduos e reciclagem de embalagens pós-consumo. O projeto já impactou paraísos como Trancoso, na Bahia, e Fernando de Noronha, em Pernambuco, coletou e reciclou mais de 630 toneladas de vidro e plástico e produziu 10.000 utensílios artesanais.