Alinhada às premissas da Indústria 4.0, Unidade alia tecnologia e eficiência, contribuindo para o modelo de negócio integrado da companhia.
A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, realizou no dia 27 de março (quinta-feira), a cerimônia de inauguração de sua mais recente unidade industrial, em Piracicaba (SP). A fábrica é resultado de um investimento de R$ 1,56 bilhão, tem capacidade de produção de 240 mil toneladas de papelão ondulado por ano, o equivalente a 421 milhões de metros quadrados/ano. Em operação desde abril de 2024, a Unidade Piracicaba II está posicionada como a maior e mais moderna fábrica de embalagens de papelão ondulado em operação nas Américas. O projeto reúne o que há de mais moderno em termos de tecnologia e fortalece o modelo de integração da Klabin, ampliando a capacidade de conversão de papéis em embalagens com máxima eficiência.
A cerimônia de inauguração foi realizada na Unidade e contou com a participação de clientes, fornecedores, instituições parceiras, poder público e imprensa, que tiveram a oportunidade de conhecer a operação durante uma visita guiada. Além disso, a celebração teve a presença do presidente do Conselho de Administração da Klabin, Horacio Lafer Piva; do diretor-geral da empresa, Cristiano Teixeira; do diretor de Embalagens, Douglas Dalmasi; além de outros profissionais da Companhia. Também compareceram ao evento o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas(Republicanos), o prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta(PSD), entre outras autoridades estaduais e municipais.
—Conseguimos reunir neste projeto o que há de mais moderno em termos de tecnologia para entregar, com ainda mais eficiência, as melhores embalagens aos nossos clientes. Além disso, a localização da Unidade em um grande centro consumidor do Brasil confere à Klabin uma vantagem logística relevante, que agiliza a distribuição para clientes de diversas regiões do País. A Unidade Piracicaba II representa um marco na história da Klabin e no setor de embalagens —comenta Cristiano Teixeira, diretor-geral da Klabin.
A maior e mais moderna fábrica de embalagens de papelão ondulado das Américas — Localizada em Piracicaba (SP), a nova fábrica de embalagens da Klabin está instalada em um terreno de mais um milhão de metros quadrados, com uma área construída de mais de 100 mil metros quadrados. No espaço, estão operando duas onduladeiras de 2,8 metros de largura, com velocidade de 450 metros por minuto, e nove impressoras de última geração, sendo cinco flexo folder gluer e quatro corte e vinco. Todos os equipamentos operam em estado da arte.
A Unidade conta com um estoque de papel com capacidade para 6 mil bobinas — o equivalente a 15 mil toneladas — e possui 16 docas de carregamento na expedição, que funcionam simultaneamente. Um sistema totalmente automatizado para montagem e saída de paletes, otimizando a logística e proporcionando maior eficiência operacional.
Entre os destaques em tecnologia está um estoque vertical, pioneiro na América Latina, com capacidade de armazenar 2,3 milhões de metros cúbicos de chapas de papelão ondulado (equivalente a 1.100 toneladas). Este número representa o consumo médio de 30 horas das impressoras. —Os equipamentos da Unidade Piracicaba II contam com as melhores tecnologias disponíveis hoje no mercado, trazendo ganhos importantes em segurança e produtividade. Para atuar na nova planta, formamos um time de profissionais bastante qualificado, que passou até seis meses em treinamento, incluindo intercâmbios em países como França, Alemanha e Japão, onde os equipamentos foram fabricados— explica Douglas Dalmasi, diretor de Embalagens da Klabin.
Klabin — Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,5 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Global e de Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.