itaipu-premio-milestone

28/03/2025

Itaipu recebe o Prêmio Milestone do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE)

Uma das mais importantes organizações de engenharia do mundo. Reconhecimento foi concedido devido aos benefícios da usina hidrelétrica à humanidade.

A Itaipu Binacional recebeu, na manhã do dia 27 de março (quinta-feira), o Prêmio Milestone, do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), um importante reconhecimento dedicado a projetos que contribuem com o desenvolvimento da humanidade. A cerimônia de entrega aconteceu no Auditório do Edifício de Produção, na Central Hidrelétrica Itaipu, e reuniu diretores e empregados da Binacional, além de autoridades do IEEE.

O IEEE é uma das organizações profissionais mais importantes do mundo na área de engenharia elétrica, eletrônica, telecomunicações e informática. O objetivo do instituto é fomentar a inovação tecnológica em benefício da humanidade. O prêmio reconhece conquistas técnicas significativas em todas as áreas associadas à organização.

—O Prêmio é um marco em nível mundial. Um marco sobre o que a engenharia fez em benefício da humanidade. Em seus 41 anos de operação, Itaipu evitou a emissão de 100 milhões de toneladas de carbono para a atmosfera, o que significa um benefício enorme para o mundo —afirmou Alberto Sanchez, presidente da Região 9 do IEEE, que abrange América Latina e Caribe.

De acordo com o diretor técnico da Itaipu, Hugo Zarate, o reconhecimento coloca a empresa em outro patamar. 3A Itaipu é uma empresa que já recebeu muitos prêmios, pela envergadura de sua estrutura, por ser exemplo de operação e manutenção e pela qualidade do serviço que entrega desde o início da operação até os dias de hoje —afirmou.

Segundo o diretor técnico executivo, Renato Sacramento, o reconhecimento eleva a necessidade de a empresa manter a excelência em tudo que faz. —É uma premiação ao trabalho histórico de brasileiros e paraguaios que construíram essa empresa e, agora, enfrentam novos desafios, como o da atualização tecnológica da usina hidrelétrica—.

—Para Itaipu, estar ao lado do Canal do Panamá ou do sistema de computação da Apollo, da Nasa, é uma grande honra e dá uma dimensão de onde essa obra foi capaz de chegar —afirmou o diretor administrativo da Itaipu, Iggor Rocha, em referência a outras estruturas homenageadas pelo Milestone. —Até hoje, a gente consegue perceber o brilho nos olhos de quem nos visita e passa a conhecer nossa história—.

Prêmio Milestone — O prêmio foi criado em 1983 pelo Comitê de História do IEEE, como parte das celebrações do centenário do instituto, completo em 1984. O reconhecimento destaca a inovação tecnológica e a excelência de produtos e serviços criados há, pelo menos 25 anos, e que tenha tido um grande impacto regional.

Com 140 anos de existência, o IEEE tem sede nos Estados Unidos e é composto por mais de 450 integrantes no mundo todo, sendo organizado em dez regiões geográficas. A 9ª região possui 21,4 mil membros distribuídos em 36 seções, que incluem o Paraguai e o Brasil.