fabrica-danica

28/03/2025

ArcelorMittal anunciou a compra da catarinense Dânica

Empresa especializada em sistemas termo isolantes.

A siderúrgica ArcelorMittal, com sede em São Francisco do Sul (SC), anunciou a compra da Dânica, empresa especializada em sistemas termo isolantes. A multinacional acaba de adquirir 100% da Tuper S/A, de São Bento do Sul, uma das maiores processadoras de aço da América Latina.

A ArcelorMittal confirma em comunicado que assinou acordo com os acionistas da Dânica. O fechamento da transação, porém, ainda depende de condições precedentes e da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica(Cade).

Nos últimos anos, a Dânica enfrentou dificuldades financeiras, com um pedido de recuperação judicial homologado em novembro de 2023. O plano de reestruturação previa o pagamento de uma dívida de R$ 47 milhões em um prazo de 10 a 20 anos, a depender da classe do credor.

Entre os fatores que impactaram a empresa estão um incêndio em sua principal fábrica, em Aparecida de Taboado (MS), em 2019, e a queda da demanda durante a pandemia.

A empresa possui duas fábricas — uma no Mato Grosso do Sul e outra em Toluca, no México —, além de um escritório central em Joinville (SC).