O bom momento no mercado internacional, que vem recuperando seus números depois de um ano turbulento em 2024, foi refletido na 48ª edição da Fimec, em Novo Hamburgo/RS. Na oportunidade, a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), por meio do Brazilian Materials, programa promovido em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizou mais uma edição do Projeto Comprador com cinco grupos de compradores internacionais. Conforme relatório da associação, in loco, foram gerados mais de US$ 2,15 milhões, número que salta para US$ 12,4 milhões em vendas que ficaram alinhavadas durante o evento.
Segundo o gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, os cinco grupos, provenientes da Argentina, Colômbia, Equador e México, realizaram negócios com 47 empresas durante a feira. —Os negócios aconteceram e mostraram que estamos vivendo um novo momento para as exportações de componentes e químicos para calçados—avalia o gestor, destacando que o efeito câmbio já pode ser sentido na Fimec. —Com o dólar mais elevado diante do real, os fornecedores brasileiros conseguem preços mais competitivos sem perder rentabilidade —acrescenta.
Durante a Fimec, os compradores buscaram cabedais, laminados sintéticos, couros, palmilhas, produtos químicos, saltos, solas, entre outros materiais produzidos no Brasil. —Além da qualidade do produto e o preço mais competitivo, chamou a atenção dos grupos de compradores as tecnologias aplicadas aliadas à sustentabilidade —conclui Júnior. Além das rodadas na feira, os compradores ainda visitaram empresas associadas à entidade e as unidades do Senai em Novo Hamburgo e Estância Velha.
A 48ª Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec) aconteceu entre os dias 18 e 20 de março(terça a quinta-feira) ,na Fenac, espaço de mais de dez mil metros quadrados de área de exposição.