jomo-recertificada

27/03/2025

JOMO é recertificada no Origem Sustentável

A Fimec, feira da indústria de base da cadeia calçadista que acontece em Novo Hamburgo/RS, foi palco de mais uma recertificação do Origem Sustentável, único programa de certificação de ESG para empresas do setor no mundo. A entrega do reconhecimento nível Ouro para a JOMO aconteceu no último dia 18 e contou com as presenças das diretorias da empresa e da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

Fundada na Alemanha em 1947, a JOMO está no Brasil há cerca de três décadas, nas quais preza pela união de sustentabilidade e qualidade em produtos termomoldados e costura oferecidos A atuação da empresa no desenvolvimento de materiais para o setor calçadista — palmilhas, cabedais, peças técnicas e embalagens — tem como destaque a reciclagem de seus resíduos industriais, campanhas para arrecadação de tampinhas e lacres, descarte correto de eletrônicos e óleo de cozinha, entre outras ações.

Na ocasião, a CEO da JOMO, Dagmar Luise Mohrbach, destacou que, em 2024, o destaque em ações ESG foi o case de cocriação da Palmilha EcoFoam com os retalhos da Bibi. —Com esta parceria conseguimos atingir um volume significativo de material que se transformou novamente em palmilhas—. Segundo ela, a certificação do Origem Sustentável é mais do que um reconhecimento, é também uma afirmação do compromisso da empresa com a sustentabilidade e a responsabilidade empresarial junto ao mercado. 3Com a recertificação, reafirmamos o nosso compromisso com o futuro, com a missão de fornecer inovação, qualidade e produtos com responsabilidade ambiental e custo competitivo aos nossos clientes— conclui.

Origem Sustentável — Criado pela Assintecal em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em 2013, o Origem Sustentável é baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, seguindo a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias certificadas são: Diamante (+80% dos indicadores alcançados); Ouro (+60%); Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek e Bureau Veritas. | www.origemsustentavel.org.br.