O acordo inclui opções para mais cinco E190-E2s. As entregas têm início previsto para 2028. É a primeira encomenda de E2 realizada por uma companhia aérea japonesa. A seleção do E190-E2 faz parte do plano de renovação da frota da ANA.
Tóquio, Japão, — A ANA Holdings Inc. recomendou 15 jatos E190-E2 da Embraer (NYSE: ERJ / B3: EMBR3) com para mais cinco aeronaves. A seleção do E190-E2 faz parte do plano de renovação da frota da ANA. A economia e a eficiência da aeronave permitirão que uma companhia aérea japonesa aprimore a conectividade em todo o país, enquanto oferece mais espaço e conforto para os passageiros. As entregas dos jatos E190-E2 para a ANA têm início previsto para 2028.
—Estamos honrados com a seleção do E190-E2 para a frota da ANA, e esperamos que o jato small strictbody da Embraer integre a frota da ANA em 2028 —afirma Martyn Holmes, diretor Comercial da Embraer Aviação Comercial. —O E190-E2 é a aeronave mais silenciosa e eficiente em termos de combustível do mercado. O porte do jato complementa perfeitamente a frota de aviões de fuselagem estreita maiores da ANA. O excelente conforto e espaço da cabine do E2, sem assentos do meio, também agradam aos passageiros. Estamos liberados para ver a aeronave decolar pelos céus do Japão—.
Os E-Jets operam no Japão desde 2009 e contam com o apoio da equipe da Embraer no país. O E190-E2 da ANA será o primeiro E-Jet de nova geração a operar no Japão. O interior de última geração da aeronave apresenta uma cabine espaçosa e silenciosa, com configuração 2×2, característica dos jatos da Embraer. Além disso, as janelas maiores ampliam a percepção de luz e espaço, enquanto as Unidades de Serviço de Passageiros individuais com saída de ar e luz de leitura adicionam conforto personalizado, proporcionando a cada passageiro prazer de mais espaço pessoal e para suas bagagens na cabine.
A família de aeronaves E2 da Embraer oferece a melhor eficiência ambiental, desempenho operacional e conforto para os passageiros. Concebido a partir de 20 anos de excelência operacional dos E-Jets de primeira geração, o E190-E2 apresenta aerodinâmica aprimorada, design de asa de última geração e novas tecnologias que proporcionaram uma redução de 25% nas emissões de carbono e no uso de combustível, em comparação aos E-Jets de geração anterior.
A Embraer está comprometida em desenvolver produtos, soluções e tecnologias para contribuir com a meta da indústria para a aviação de alcançar zero emissões até 2050. A família de jatos E2 é certificada para voar com misturas de até 50% de combustível de aviação sustentável (SAF) e declara a capacidade de operação em voos de teste com 100% de SAF, reforçando ainda mais o compromisso da Embraer com a redução de emissões de carbono e a aviação sustentável, apoiando rota para uma indústria aérea mais sustentável no Japão.
O programa E-Jet da Embraer é um dos programas de aviação comercial de maior sucesso na indústria. Os E-Jets e E-Jets E2 são contratados por mais de 80 companhias aéreas em 50 países, com mais de 1.800 unidades entregues.
ANA — Fundada em 1952 com apenas dois helicópteros, a All Nippon Airways (ANA) tornou-se a maior companhia aérea do Japão. Hoje, a ANA Holdings Inc. (ANA HD) é reconhecida como uma das Empresas Mais Admiradas do Mundo no ranking da Fortune.
A ANAHD foi fundada em 2013 como a maior holding de grupos de companhias aéreas do Japão, incluindo 70 empresas. Oferece três marcas de companhias aéreas distintas: ANA, Peach, a líder LCC no Japão, e AirJapan, lançada em 2024 para rotas internacionais que cobrem a Ásia.
O legado de serviço superior da ANA rendeu a classificação 5 estrelas da Skytrax todos os anos desde 2013, tornando-a a única companhia aérea japonesa a ganhar esta prestigiosa premiação por 12 anos consecutivos. A companhia aérea também está no topo do ranking de pontualidade da Cirium na região Ásia-Pacífico consecutivamente por cinco anos.
A ANAHD foi selecionada como membro da lista do Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones há oito anos consecutivos e da lista do Índice de Sustentabilidade Dow Jones Ásia-Pacífico por nove anos consecutivos.