Equipe de diversos setores do Terminal estarão presente no estande E100.
Entre os dias 22 e 24 de abril (terça a quinta-feira), a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, participa da 29ª edição da Intermodal South America, a maior feira de logística do continente. Após um 2024 repleto de recordes, incluindo a quebra da marca histórica de 1,5 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados, a empresa chega à próxima edição do evento com avanços importantes em infraestrutura e serviços para impulsionar ainda mais os resultados do mercado que opera pelo Terminal.
Entre os principais destaques apresentados pelo Terminal está a conclusão da expansão da maior área para armazenagem de contêineres refrigerados (reefer) da América do Sul, e a finalização da obra de modernização e aumento no número de vias do Gate (ponto de acesso rodoviário ao pátio de operações). Na parte de serviços, estão novidades como a ampliação das janelas e horários de operação do Gate aos domingos, e uma nova área para armazenagem de contêineres, fatores que permitem uma maior disponibilidade de grades e mais agilidade para agendar entregas e retiradas de cargas.
—A presença da TCP na Intermodal South America sempre é uma excelente oportunidade para estreitarmos laços com o mercado. Estamos sempre focados em oferecer uma gama diversificada de soluções logísticas de acordo com a necessidade individualizada de cada cliente, e a feira nos permite apresentar a infraestrutura e os serviços que tornam o Terminal uma referência global em inovação, eficiência e flexibilidade no setor logístico portuário —comenta Giovanni Guidolim, gerente comercial, de logística e de atendimento da TCP.
Para a gerente comercial de armadores e de inteligência de mercado da TCP, Carolina Merkle Brown, —a TCP traz para a 29ª edição da feira Intermodal o mais abrangente portfólio de serviços marítimos entre os terminais portuários do Brasil, assegurando que nossos clientes tenham acesso aos principais mercados globais em todos os continentes. Com o aprofundamento do canal de acesso e a ampliação do calado operacional para 12,80 metros (medida da profundidade entre a parte mais baixa de uma embarcação e a linha da água), os navios poderão otimizar sua capacidade de movimentação em nosso porto. Isso resulta em maior agilidade e, consequentemente, aumenta a competitividade para armadores e clientes finais que utilizam o Porto de Paranaguá—.
Neste ano, o Terminal estará presente no estande E100, que possui 102 metros quadrados, e vai contar com a participação de 20 representantes de seus setores comercial, operacional, institucional, de atendimento, de logística, entre outros, para atender os visitantes.
Maior área reefer da América do Sul — Em 2024, o Terminal concluiu a expansão do pátio para contêineres refrigerados, ampliando o número de tomadas de 3.624 para 5.268. A obra representou um aumento de 45% em capacidade para este tipo de cargas e posicionou a TCP como detentora da maior área reefer da América do Sul.
Considerado referência no segmento de exportação de carnes e congelados, o Terminal embarcou um volume recorde de 3,5 milhões de toneladas em cargas refrigeradas no último ano.
Linhas marítimas e novo calado operacional — A TCP chega a 29ª edição da Intermodal South America com o maior portfólio de serviços marítimos entre os terminais brasileiros: somando serviços de longo curso e cabotagem, são 25 escalas semanais que conectam Paranaguá a outros portos do país e ao mundo.
Em 2024, o Terminal recebeu um número recorde de navios ao registrar 992 atracações, aumento de 19% no fluxo de embarcações. —A concentração de serviços marítimos resulta diretamente em maior segurança, flexibilidade e oportunidades de negócios. Com a mais recente ampliação do calado operacional, os navios poderão operar com mais agilidade e capacidade de transporte, fortalecendo a posição da TCP como um dos principais hubs portuários da costa atlântica da América do Sul— explica Carolina.
Após a conclusão de obras de dragagem no canal de acesso, a TCP passou a contar com um novo calado operacional, que passou de 12,10 metros para 12,80 metros a maré zero. Estima-se que os 70 centímetros adicionais de calado representem um ganho de 560 TEUs na capacidade de transporte de cada navio por viagem.
Modernização do Gate e operações aos domingos — Principal via de acesso rodoviário ao pátio de operações, o Gate da TCP passou por um processo de modernização e ampliação, que foi finalizado em abril de 2024. Com novos sistemas de segurança, monitoramentos, automação, e com uma nova via de acesso, a atual estrutura melhora o fluxo de acesso dos veículos em 200%, subindo de 50 para 150 a capacidade de agendamentos de entrada por hora.
Desde setembro de 2024, o Gate também passou a operar com janelas e horários ampliados aos domingos, permitindo aos clientes agendarem entregas e retiradas de contêineres cheios e vazios em períodos adicionais nos finais de semana. 3Além de conseguirmos disponibilizar uma maior oferta de janelas para agendamento e acesso ao terminal, essa iniciativa trouxe maior agilidade e flexibilidade para que os exportadores e importadores gerenciem sua cadeia logística com maior confiabilidade operacional— comenta Guidolim.
Maior parque de equipamentos entre os terminais brasileiros —Após a aquisição de 17 novos Terminal Tractors (TT) e de 11 guindastes pórticos sobre pneus de borracha (RTG) de última geração, a TCP agora conta com 69 TTs e 40 RTGs em seu parque de máquinas, o maior número de equipamentos desse tipo entre os terminais brasileiros.
Sobre a feira — A 29ª edição da Intermodal South America contará com mais de 550 marcas expositoras de diferentes países para apresentar o que há de mais modernos no setor de transporte, logística e comércio exterior. A expectativa da organização é que mais de 44 mil visitantes atendam ao evento que acontece no Distrito Anhembi entre os dias 22 e 24 de abril (terça a quinta-feira), Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo (SP) – portão 38. Estande E100.