certificacao-seagems

26/03/2025

Seagems recebe nova certificação GPTW

E está há sete anos entre as Melhores Empresas para Trabalhar. Fundamentada sob o lema “nós cuidamos uns dos outros”, companhia reforça seu compromisso com o bem-estar e desenvolvimento dos seus empregados.

A Seagems, empresa brasileira especializada em soluções de engenharia submarina, foi mais uma vez reconhecida com o selo de Melhores Empresas para Trabalhar (Great Place to Work – GPTW), agora na edição 2025. Este é o sétimo ano consecutivo que a empresa recebe a certificação, consolidando seu compromisso com um ambiente de trabalho cada vez mais acolhedor.

O reconhecimento reflete o engajamento dos empregados e a cultura organizacional da Seagems, dois fatores determinantes para a conquista do selo. —Sermos novamente certificados pelo GPTW confirma nosso compromisso com a segurança, o bem-estar e o desenvolvimento contínuo da equipe. Esse reconhecimento destaca o cuidado genuíno com cada profissional que faz parte da empresa. Nós cuidamos uns dos outros, e essa cultura de apoio mútuo é essencial para o nosso sucesso —afirma Glaucia Maciel, diretora de Recursos Humanos da Seagems.

Cuidado com as pessoas e novas iniciativas — O reconhecimento da Great Place to Work não apenas celebra a excelência nas relações com os funcionários, mas também evidencia a eficácia das políticas de bem-estar implementadas pela Seagems. Entre as iniciativas lançadas este ano, destaca-se o Programa de Educação Emocional, que disponibiliza diversas ações voltadas à promoção do cuidado e da segurança emocional no ambiente corporativo, com destaque ao público embarcado.

Com foco na saúde mental, a companhia também oferece: Plataforma Oriente-me: acesso 24 horas a profissionais especializados para suporte psicológico, com consultas remotas periódicas;

Pulso de Felicidade: ferramenta que avalia trimestralmente o estado emocional dos empregados e propõe ações de melhoria;

Suporte de Assistência Social: apoio individualizado aos empregados que necessitarem.

Diferenciais da Seagems — A Seagems se destaca no setor por sua baixa taxa de rotatividade. Atualmente, cerca de 20% dos empregados possuem mais de dez anos de empresa, e toda a equipe executiva tem mais de dez anos de experiência interna. Esses números contrastam com os dados da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (ABESPetro), que apontam uma taxa de rotatividade de 18,4% no setor em 2022, com a rotatividade voluntária triplicando de 3% em 2020, para 9% em 2023.

Essa retenção de talentos está relacionada ao forte investimento da Seagems no desenvolvimento profissional. Em 11 anos de atuação, a empresa já realizou mais de 2.500 promoções e mudanças de nível e proporcionou mais de 1 milhão de horas de treinamento interno. Hoje, 45% dos funcionários offshore que atuam na companhia foram desenvolvidos internamente para ocupar suas funções.

—Formar mão de obra qualificada é uma das principais preocupações da Seagems. Essa estratégia explica nossa baixa rotatividade, já que quase 60% dos nossos empregados estão na companhia há mais de cinco anos. Desde 2018, somos anualmente certificados pelo GPTW, figurando sempre entre as melhores empresas do estado do Rio de Janeiro— destaca Rogerio Salbego, CEO da Seagems.

Seagems — Especializada em soluções práticas de engenharia submarina, a Seagems oferece respostas inovadoras às demandas offshore da indústria de energia. A empresa conta uma frota de seis navios PLSV e tem escritórios nas cidades do Rio de Janeiro, Rio das Ostras e Viena. A Seagems é 100% brasileira, resultado de uma joint venture entre duas multinacionais de renome: Sapura Energy Behard e Paratus Energy Services Ltd.  Atualmente a Seagems tem contratos de longo prazo assegurados para toda a frota a serviço da Petrobras.