O contrato de compra e venda será por 20 anos. A FPSO Gato do Mato que ficará instalada cerca de 200 quilômetros ao Sul do Rio de Janeiro, a uma profundidade de água de aproximadamente dois mil metros.
Tóquio — A Modec Inc. (“Modec”) anunciou no dia 25 de março (terça-feira) que a Shell Brasil Petróleo Ltda (“Shell”) tomou sua Decisão Final de Investimento (FID) para uma embarcação flutuante de produção, armazenamento e transferência (FPSO) para o campo de petróleo Gato do Mato, offshore do Brasil. Após a execução bem-sucedida do contrato de Front-End Engineering Design (FEED), que foi concedido em março de 2024, a Modec assinou um contrato de compra e venda e um contrato para as operações e manutenção do FPSO por um período de 20 anos com a Shell.
Quando instalado, o FPSO Gato do Mato será capaz de produzir 120 mil barris de petróleo por dia (bpd), bem como gás e água, associados, e será atracado a uma profundidade de água de aproximadamente dois mil metros, cerca de 200 quilômetros ao Sul do Rio de Janeiro. A Modec será responsável pelo projeto do casco e todas as instalações de topsides relacionadas ao FPSO, que serão atracados por um sistema Sofec Spread Mooring. O petróleo bruto estabilizado produzido será armazenado nos tanques do FPSO, e o petróleo será descarregado para navios-tanque para ir ao mercado.
O FPSO contará com um casco de última geração, novo e feito sob medida, para atender à vida útil do projeto de 25 anos.
O FPSO Gato do Mato será o 19º FPSO a ser desenvolvido pela Modec para o Brasil. Será a segunda unidade a ser entregue diretamente à Shell pela Modec para operação no Brasil.