Com um 2024 desafiador, Boa Safra protege caixa, realiza investimentos e estima crescimento para 2025.Companhia consolidou avanços estratégicos importantes, como ampliação de sua capacidade produtiva e expansão de sua base de clientes.
A Boa Safra (B3: SOJA3), maior produtora de sementes de soja do Brasil, divulga os resultados financeiros de 2024, um ano desafiador para o agronegócio brasileiro. Fatores climáticos adversos, como secas no plantio e chuvas intensas na colheita, impactaram diretamente a produção de sementes. Além disso, restrições de crédito no setor e oscilações nos preços de insumos afetaram a liquidez dos produtores e distribuidoras. Apesar desse cenário, a companhia consolidou avanços estratégicos importantes, principalmente na ampliação de sua capacidade produtiva e expansão de sua base de clientes.
Em 2024, a Boa Safra registrou receita líquida de R$ 956,9 milhões no quarto trimestre e encerrou o período com uma carteira de pedidos para 2025 superior à do ano anterior. O lucro líquido foi de R$ 80 milhões no quarto trimestre de 2024 e totalizou R$ 161 milhões no acumulado do ano, refletindo os impactos climáticos e os investimentos realizados.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, da sigla em inglês) ajustado do quarto trimestre de 20424 foi de R$ 131 milhões, com margem Ebitda ajustada de 14%, ante 17% no mesmo período de 2023. No consolidado do ano, o Ebitda ajustado alcançou R$ 184 milhões, com margem de 10%.
Impactos climáticos e ajustes operacionais — O ano de 2024 foi marcado por desafios climáticos que impactaram a produção, incluindo chuvas tardias no início do plantio e excesso de precipitações durante a colheita. Para garantir a qualidade das sementes, a Boa Safra ajustou seu planejamento e operou com um volume produtivo de 205 mil big bags, abaixo da capacidade produtiva de 240 mil. No total, foram comercializados 161 mil big bags, com destaque para o crescimento de 15% nas vendas de sementes TSI, reforçando a tendência de maior adoção de tecnologias no campo.
Investimentos e expansão estratégica — Mesmo diante dos desafios, a Boa Safra direcionou investimentos para fortalecer sua infraestrutura e ampliar sua capacidade operacional. Foram inaugurados novos Centros de Distribuição (CDs) em Ribeirão Cascalheiras (MT) e Campo Novo do Parecis (MT), além da expansão das Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBS). Também foram realizados investimentos em máquinas e equipamentos, incluindo empilhadeiras, além de máquinas e instrumentos voltados para testes de campo e de laboratório, visando aprimorar a qualidade e a eficiência na produção de sementes.
Além da infraestrutura, a Boa Safra consolidou sua atuação com um portfólio diversificado, incluindo novas culturas como sorgo e feijão, ampliando sua presença no mercado e diversificando as fontes de receita. As vendas de sementes de feijão, por exemplo, cresceram 64% em relação ao ano anterior, impulsionadas pela maior demanda e aceitação no mercado.
Outros destaques do ano foram o lançamento da marca Avra Sementes, voltada para cultivares premium de soja, e a consolidação na parceria estratégica com a DaSoja, ampliando a capacidade de oferta da companhia.
A companhia também avançou na sua estratégia de pulverização da base de clientes, reduzindo a concentração das vendas e aumentando a capilaridade da rede comercial.
Um importante marco de 2024 foi a primeira oferta subsequente de ações (follow-on) desde o IPO, garantindo um reforço financeiro estratégico para a execução dos planos de expansão.
Gestão financeira e proteção do caixa — Apesar do aumento das despesas com pessoal (+21%) e da ampliação da rede de vendas (+73%), a Boa Safra manteve uma gestão financeira sólida. Implementou uma política de crédito robusta e fortaleceu os mecanismos de segurança, com 94% da carteira de crédito para revendas coberta por garantias como seguro de crédito e cessão de recebíveis.
—Mesmo diante dos desafios climáticos e financeiros, 2024 foi um ano de crescimento estruturado para a Boa Safra. Executamos um plano de gestão financeira que protegeu nosso caixa, investimos na expansão da nossa capacidade produtiva, ampliamos a base de clientes e fomentamos negócios estratégicos, como o lançamento da Avra Sementes, a consolidação da parceria com a DaSoja, além da ampliação de Unidades de Beneficiamentos de Sementes e a inauguração de dois novos Centros de Distribuição —destaca Marino Colpo, CEO da Boa Safra.
Perspectivas positivas para 2025 — Para 2025, a Boa Safra projeta avanços significativos. A capacidade produtiva aumentará para 280 mil big bags (+17%), com uma área contratada de 274 mil hectares (+20%). A companhia segue sua estratégia de expansão para novas culturas, incluindo sorgo, trigo, feijão e forrageiras, abrindo novas oportunidades de mercado.
A criação da SBS Green Seeds, reforça o compromisso da Boa Safra com a agricultura regenerativa, investindo em sementes de cobertura que contribuem para a retenção de carbono, a proteção contra a erosão e a conservação do solo. A nova companhia atuará em um mercado com potencial de R$ 6 bilhões, agregando novas fontes de receita e ampliando a presença da Boa Safra no estado de São Paulo.
A Companhia também fortaleceu sua estrutura financeira com a emissão de um CRA de R$ 500 milhões para financiar a compra de sementes pelos clientes, garantindo maior liquidez para a execução de seu plano de negócios.
—Seguimos comprometidos em entregar valor para nossos clientes, investidores e parceiros. Em 2025, nossa estratégia estará focada na eficiência operacional, na expansão para novas culturas e no fortalecimento da nossa rede comercial— enfatiza Marino Colpo.