Com reservatórios responsáveis por 95% da água consumida na Região Metropolitana do Rio, garantindo água potável para milhões de pessoas diariamente, empresa tem sua operação atestada pelo selo internacional de energia limpa (I-REC)
No Dia Mundial da Água, celebrado o dia 22 de março (neste sábado) a Light destaca a importância da gestão responsável dos recursos hídricos e a atuação do Complexo de Lajes, em Piraí. Há mais de um século, esse complexo desempenha um papel estratégico no abastecimento e na geração de energia no estado do Rio de Janeiro. Hoje, cerca de 95% da água consumida na capital e nos municípios vizinhos passa pelas usinas e reservatórios da concessionária.
Com oito reservatórios, três usinas hidrelétricas e uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH), o Complexo de Lajes tem capacidade instalada de 629 megawatts (MW), suficiente para atender cerca de dois milhões de residências. Além de fornecer energia limpa, sua operação foi fundamental para solucionar o desabastecimento de água no Rio de Janeiro, ainda no início do século XX. Desde então, a reversão das águas do Paraíba do Sul para o Guandu segue sendo essencial para o abastecimento da Região Metropolitana do estado.
Energia Renovável e Certificação I-REC — Em 2024, a Light conquistou o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC), um dos selos mais importantes para empresas de geração de energia limpa e sustentável. Com uma estrutura que utiliza a força hidráulica dos rios Paraíba do Sul, Piraí e Ribeirão das Lajes para produzir eletricidade, as águas percorrem um complexo circuito de estruturas que, além de gerar energia limpa e confiável, garantem que milhões de pessoas tenham acesso diário à água potável.
A conquista do I-REC reforça o compromisso da concessionária com a sustentabilidade e redução das emissões de carbono, consolidando sua atuação como uma empresa que investe em soluções energéticas alinhadas às melhores práticas ambientais.
Biodiversidade — A gestão hídrica do Complexo de Lajes vai além da geração de energia. Há 31 anos, a Light realiza programas contínuos de recuperação ambiental, com o plantio de mais de 3,5 milhões de mudas nativas ao redor dos reservatórios. A preservação da vegetação local protege os mananciais e favorece a biodiversidade, contribuindo para a sobrevivência de espécies ameaçadas.
—A recuperação e o cuidado com a biodiversidade local começaram no início do século XX, quando a Light se instalou na região e enfrentou a degradação causada pela cultura do café. Desde então, seguimos investindo na preservação dos mananciais e na proteção da fauna e flora no entorno dos reservatórios— afirma Felipe Cruz, gerente de Meio Ambiente da Light.
Pioneira na adoção de práticas sustentáveis, a Light reafirma seu compromisso com a preservação da água e do meio ambiente, investindo em ações que garantem o equilíbrio entre a geração de energia e a conservação dos recursos naturais.