Espanhola referência global em projetos e na fabricação de trackers solares fornecerá equipamentos que podem aumentar geração de energia em 30% em média. Os municípios que receberão as unidades são Barras, Esperantina, Valença e Palmeirais.
A Axial, companhia de origem espanhola e referência global em projetos e na fabricação de trackers solares, e a Solstício Energia, empresa especialista em EPC e EPCM de usinas fotovoltaicas para o ambiente livre e cativo, iniciaram recentemente parceria para a construção de uma de quatro unidades fotovoltaicas (UFVs) de geração distribuída previstas para o estado do Piauí. Cada empreendimento, que será instalado nos municípios de Barras, Esperantina, Valença e Palmeirais, terá 4,5MWp de capacidade, totalizando 18 MWp. A energia gerada pelas usinas fotovoltaicas será comercializada para o mercado livre.
A Axial Brasil está fornecendo à Solstício mais de 230 unidades do Axial Tracker Twin. Graças a estes equipamentos, que dão suporte aos painéis solares, é possível aumentar a geração de energia em uma média de 30%. A previsão é que as instalações das usinas, que ocuparão áreas entre 7,3 hectares a 8,7 hectares, sejam finalizadas até junho. Juntas, as quatro UFVs terão ainda mais de 25,9 mil painéis solares.
A formalização da parceria entre Axial e Solstício aconteceu durante a Intersolar South America, maior feira do setor solar na América Latina, realizada em agosto de 2024 em São Paulo. Na ocasião, o CEO da Axial, José Luis Fayos, veio diretamente da Espanha para participar da assinatura ao lado do diretor-executivo da Solstício Energia, Bruno Lima.
Mercado de GD — Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) apontam que a energia solar já atingiu a marca de 52 gigawatts (GW) de capacidade instalada no país, considerando a soma da geração distribuída, segmento composto por pequenos e médios sistemas, e das grandes usinas de geração centralizada, que, respectivamente, contam com 34,8 GW e 17,4 GW de potência operacional no Brasil. Atualmente, dentro da matriz elétrica brasileira, a energia solar fotovoltaica aparece na segunda posição, representando 21,4%, ficando atrás somente das hidrelétricas.
Axial Brasil — A Axial Brasil é o braço nacional da Axial Structural Solutions, empresa espanhola com mais de 15 anos de história e referência global em projetos e na fabricação de trackers solares. Com escritórios em 6 países e projetos em mais de 40, a empresa, comprometida em impulsionar a transição para a energia solar no Brasil e no mundo e em contribuir para um futuro mais sustentável, detém escritório em São Paulo e uma fábrica na Bahia. A Axial está ainda entre as 10 empresas que mais comercializam trackers solares no mundo, sistemas que incorporam algoritmos sofisticados para acompanhar o movimento do sol ao longo do dia. Essas estruturas são projetadas para otimizar a geração de energia solar, ajustando-se dinamicamente para captar a máxima quantidade de radiação solar possível. Ela faz parte ainda do Grupo Alonso, uma holding multisetorial europeia criada há mais de 60 anos, composta por mais de 100 empresas das áreas de logística, energia e infraestrutura.
Solstício — A Solstício Energia possui 11 anos de história e é especialista em EPC e EPCM de usinas fotovoltaicas para o ambiente livre e cativo. Fornece serviços de engenharia com qualidade e confiabilidade, entregando um projeto detalhado, evitando dúvidas na execução e maximizando a rentabilidade das usinas. Dessa forma, busca tornar a realidade mais sustentável através de uma atuação mais inteligente na gestão energética das empresas. Com a experiência acumulada ao atender clientes como Ambev, Transpetro, Elektro e CPFL, possui uma equipe pronta para atender os mais diversos requisitos de segurança do trabalho e todo o suporte e orientação necessários da implementação ao pós-projeto.