A sinergia robusta do ecossistema inteligente “Você x Seu Carro x Sua Casa” impulsiona a expansão nos segmentos de smartphones ultra premium, veículos elétricos e eletrodomésticos inteligentes de grande porte.
Pequim, Hong Kong — A Xiaomi Corporation (“Xiaomi” ou o “Grupo”; código de ações: 1810), uma empresa de eletrônicos de consumo e manufatura inteligente com smartphones e hardware inteligente conectados por uma plataforma de Internet das Coisas (“IoT”) em seu núcleo, anunciou seus resultados consolidados auditados para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2024 (“o Período”). A receita trimestral do Grupo ultrapassou RMB 100 bilhões pela primeira vez quarto trimestre de 2024 (“2024 Q4”), com os desempenhos do ano inteiro e do quarto trimestre superando as estimativas. A receita total do ano aumentou 35,0% em relação ao ano anterior (“YoY”) para RMB365,9 bilhões, enquanto o lucro líquido ajustado aumentou 41,3% em relação ao ano anterior para RMB27,2 bilhões. No quarto trimestre de 2024, a receita total da Xiaomi atingiu RMB109,0 bilhões, um aumento de 48,8% em relação ao ano anterior, enquanto o lucro líquido ajustado subiu 69,4% para RMB8,3 bilhões, superando em muito as expectativas do mercado.
Em 2024, todos os segmentos de negócios do Grupo entraram em uma trajetória de alto crescimento, impulsionada pela sinergia robusta do ecossistema inteligente “Você x Seu Carro x Sua Casa”. Isso levou a um crescimento notável em smartphones, EVs e grandes eletrodomésticos inteligentes. A receita de smartphones cresceu 21,8%, chegando a RMB191,8 bilhões, enquanto a receita de EVs inteligentes e outras novas iniciativas alcançou RMB32,8 bilhões, superando várias metas de desempenho. A receita de produtos de IoT e estilo de vida aumentou 30,0% em relação ao ano anterior, atingindo RMB104,1 bilhões, com remessas de ar condicionados, refrigeradores e máquinas de lavar atingindo recordes.
Em 2025, a Xiaomi está fazendo uma incursão significativa no mercado ultrapremium, revelando o Xiaomi 15 Ultra, o Xiaomi SU7 Ultra e o Mijia Central Air Conditioner Pro. Em seu dia de estreia na China continental (3 de março), as vendas do Xiaomi 15 Ultra aumentaram em mais de 50% em comparação com o mesmo período do modelo anterior. Os pedidos do Xiaomi SU7 Ultra já ultrapassaram dez mil , atingindo sua meta para o ano inteiro antes do previsto. Ambos os produtos apresentaram um desempenho de vendas impressionante, demonstrando um forte impulso de crescimento.
As remessas globais de smartphones da Xiaomi aumentaram 15,7% em relação ao ano anterior, tornando-a a maior contribuinte para o crescimento do setor
Em 2024, a receita de smartphones da Xiaomi atingiu RMB191,8 bilhões, um aumento de 21,8% em relação ao ano anterior. As remessas globais de smartphones do Grupo atingiram 168,5 milhões de unidades, um aumento de 15,7%, tornando-o o maior contribuinte para o crescimento do setor. De acordo com a Canalys, em 2024, as remessas de smartphones da Xiaomi ficaram entre as três maiores do mundo por 18 trimestres consecutivos, com uma participação de mercado de 13,8%
No quarto trimestre de 2024, a participação de mercado da Xiaomi nas remessas de smartphones na China continental aumentou 3,0 pontos percentuais em relação ao ano anterior, para 15,8%, marcando seus quatro trimestres consecutivos de crescimento de participação de mercado.
Durante o período, a Xiaomi alcançou avanços significativos em sua estratégia de premiumização, com a participação de mercado no segmento premium atingindo um recorde. De acordo com dados de terceiros, a participação de mercado da Xiaomi no segmento de RMB3.000 subiu para 23,3%; a participação de mercado no segmento de RMB4.000 a RMB5.000 aumentou para 24,3%, o primeiro lugar; a participação de mercado no segmento de RMB5.000 a RMB6.000 cresceu para 9,7%, um aumento de 1,3 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Ecossistema inteligente “Você x Seu Carro x Sua Casa” a todo vapor, com a Xiaomi EV impulsionando a premiumização em todas as categorias de produtos
O primeiro veículo elétrico inteligente do Grupo, a série Xiaomi SU7, fez uma forte estreia em 2024, entregando 136.854 veículos em nove meses após seu lançamento. A receita do smart EV e de outras novas iniciativas cresceu para RMB32,8 bilhões em 2024, reforçada por RMB16,7 bilhões no quarto trimestre. As entregas da série Xiaomi SU7 aceleraram no quarto trimestre, chegando a 69.697 veículos e excedendo a meta de entrega total antes do previsto
A série Xiaomi SU7 está testemunhando uma demanda robusta, principalmente de usuários do sexo feminino e da Apple, remodelando a base de usuários da Xiaomi e aprimorando sua imagem de marca premium. Em 2025, a Xiaomi EV está fazendo uma incursão significativa no mercado ultrapremium com o lançamento, em 27 de fevereiro, do Xiaomi SU7 Ultra. Esse modelo tem como objetivo estabelecer novos padrões premium, e a demanda inicial tem sido forte, com pré-encomendas superiores a 19 mil unidades e pedidos bloqueados superiores a dez mil unidades nos primeiros 3 dias após o lançamento, atingindo a meta anual antes do previsto. A Xiaomi tem como meta a entrega de 350 mil unidades de EV em 2025.
Em 31 de dezembro de 2024, a Xiaomi abriu 200 centros de vendas de EVs inteligentes em 58 cidades da China continental.
A Xiaomi está entrando oficialmente no mercado de grandes eletrodomésticos inteligentes ultrapremium. Em 2025, a Xiaomi lançou o Mijia Central Air Conditioner Pro, um produto de ar-condicionado emblemático projetado para desafiar os padrões de referência do setor, ressaltando o compromisso da Xiaomi com uma estratégia premium no setor de eletrodomésticos.
Os negócios de IoT atingem RMB100 bilhões pela primeira vez, com remessas de ar condicionado, refrigeradores e máquinas de lavar batendo recordes
O negócio de produtos de IoT e estilo de vida da Xiaomi atingiu um marco em 2024, gerando mais de RMB100 bilhões em receita pela primeira vez. A receita de nossos produtos de IoT e estilo de vida alcançou RMB104,1 bilhões, um aumento de 30,0% em relação ao ano anterior, e a margem de lucro bruto alcançou 20,3%, o que significa que a receita e a margem de lucro bruto atingiram recordes. Os grandes eletrodomésticos inteligentes mantiveram uma trajetória de crescimento robusta, com a receita de 2024 aumentando 56,4% em relação ao ano anterior. As remessas de ar condicionado, refrigeradores e máquinas de lavar bateram recordes, com as remessas de ar condicionado crescendo mais de 50% em relação ao ano anterior, para mais de 6,8 milhões de unidades, as remessas de refrigeradores aumentando mais de 30% em relação ao ano anterior, para mais de 2,7 milhões de unidades, e as remessas de máquinas de lavar subindo mais de 45% em relação ao ano anterior, para mais de 1,9 milhão de unidades.
Em 2024, os tablets da Xiaomi mantiveram seu forte impulso de crescimento. De acordo com a Canalys, as remessas globais de tablets da Xiaomi cresceram 73,1% em relação ao ano anterior, mantendo a 5ª posição global e a 3ª na China continental. As remessas de pulseiras vestíveis da Xiaomi ficaram em segundo lugar, tanto globalmente quanto na China continental, e as remessas de fones de ouvido TWS ficaram em primeiro lugar na China continental.
Serviços de Internet mantêm alta margem de lucro bruto, MAU global ultrapassa 700 milhões — O negócio de serviços de Internet manteve um crescimento robusto, com a receita aumentando 13,3% em relação ao ano anterior para RMB34,1 bilhões, atingindo recorde. A margem de lucro bruto atingiu 76,6%, um aumento de 2,5 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
A base de usuários de Internet da Xiaomi continuou a se expandir. O MAU globalmente e na China continental atingiram recordes. Em dezembro de 2024, o MAU global do Grupo ultrapassou 700 milhões pela primeira vez, um aumento de 9,5% em relação ao ano anterior. O MAU na China continental atingiu 172,9 milhões, um aumento de 11,1% em relação ao ano anterior.
A AI capacita o ecossistema inteligente da Xiaomi, com aumento contínuo do investimento em P&D— Os avanços da Xiaomi em premiumização são sustentados por seus robustos recursos de P&D. Em 2024, as despesas de P&D da Xiaomi aumentaram 25,9% em relação ao ano anterior para RMB 24,1 bilhões, e o número total de funcionários de P&D da aumentou para 21.190. Até o final de 2024, a Xiaomi havia obtido mais de 42 mil patentes em todo o mundo, incluindo mais de mil patentes em tecnologias relacionadas a EV.
A AI é uma das principais tecnologias fundamentais em que a Xiaomi tem feito investimentos contínuos e de longo prazo. Em outubro de 2024, o Grupo apresentou o Xiaomi HyperOS 2, com três tecnologias principais, incluindo HyperCore, HyperConnect e HyperAI, oferecendo uma experiência nova e avançada em conectividade inteligente entre dispositivos e funções de IA. O Grupo está integrando AI ao Xiaomi HyperOS 2, trazendo tecnologias de AI para seus EVs inteligentes, smartphones e dispositivos domésticos inteligentes, fortalecendo assim sua estratégia “Você × Seu Carro × Sua Casa” e alimentando uma nova onda de alto crescimento nos três principais mercados de ecossistemas de smartphones, EV inteligente e grandes eletrodomésticos inteligentes.
Xiaomi Corporation — A Xiaomi Corporation foi fundada em abril de 2010 e listada no Main Board da Bolsa de Valores de Hong Kong em 09 de julho de 2018 (1810.HK). A Xiaomi é uma empresa de eletrônicos de consumo e fabricação inteligente com smartphones e hardware inteligente conectados por uma plataforma de IoT em seu núcleo.
Abraçando nossa visão de “Fazer amizade com os usuários e ser a empresa mais legal no coração dos usuários”, a Xiaomi busca continuamente inovações, experiência de alta qualidade para o usuário e eficiência operacional. A empresa constrói incansavelmente produtos incríveis com preços honestos para permitir que todos no mundo desfrutem de uma vida melhor por meio de tecnologia inovadora.
A Xiaomi é uma das principais empresas de smartphones do mundo. Em dezembro de 2024, a MAU atingiu aproximadamente 702,3 milhões (incluindo smartphones e tablets) globalmente. A empresa também estabeleceu a plataforma líder mundial de AIoT (AI+IoT) para consumidores, alcançando aproximadamente 904,6 milhões de dispositivos inteligentes conectados à sua plataforma (excluindo smartphones, laptops e tablets) em 31 de dezembro de 2024. Em outubro de 2023, a Xiaomi atualizou sua estratégia para o ecossistema inteligente “Humano × Carro × Casa”, mesclando perfeitamente dispositivos pessoais, produtos domésticos inteligentes e carros. A Xiaomi sempre se concentra na humanidade e tem o compromisso de fornecer experiências conectadas melhores e abrangentes. Os produtos da Xiaomi estão presentes em mais de 100 países e regiões em todo o mundo. Em agosto de 2024, a Xiaomi foi incluída na lista Fortune Global 500 pelo sexto ano consecutivo.
A Xiaomi é parte integrante do Índice Hang Seng, do Índice Hang Seng China Enterprises, do Índice Hang Seng TECH e do Índice Hang Seng China 50.